Eva
e Maria.
O
Senhor veio e se manifestou numa verdadeira condição humana que o sustentava,
sendo por sua vez esta sua humanidade sustentada por Ele, e, mediante a obediência
na árvore da cruz, levou a cabo a expiação da desobediência cometida noutra
árvore, ao mesmo tempo que liquidava as consequências daquela sedução com a
qual havia sido vilmente enganada a virgen Eva, já destinada a um homem, graças
à verdade que o Anjo anunciou à Virgem Maria, prometida também a um homem.
Pois,
da mesma maneira que Eva, seduzida pelas palavras do diabo, assim Maria foi
evangelizada pelas palavras do Anjo, para levar a Deus em seu seio, graças a obediência
à sua palabra.
E
se aquela se deixou seducir para desobedecer a Deus, esta se deixou persuadir a
obedecê-Lo, do que a Virgem Maria se converteu em advogada da virgem Eva.
Assim,
ao recapitular todas as coisas, Cristo foi constituído cabeça, pois declarou
guerra a nosso inimigo, derrotou ao que num principio, por meio de Adão, nos
havia feito prisioneiro, e esmagou sua cabeça, como encontramos dito por Deus à
serpente no Gênesis: “Estabelecerei inimizades entre ti e a mulher, entre tua
estirpe e a dela; ela te pisará na cabeça quando tu a ferires”.
Com
estas palabras se proclama de antemão que Aquele
que havia de nascer de uma donzela e ser semelhante a Adão haveria de esmagar a
cabeça da serpente. E esta descendência é
a mesma da qual fala o Apóstolo em sua carta aos Gálatas: “A lei se acrescentou
até que chegasse o descendente beneficiário da promessa”. E o expressa ainda
com mais clareza em outro lugar da mesma carta, quando disse: “Porém quando se
cumpriu o tempo, enviou Deus a seu Filho, nascido de uma mulher”. Pois o
inimigo não teria sido derrotado com justiça se seu vencedor não tivesse sido
um homem nascido de mulher. Já que por uma mulher o inimigo havia dominado
desde o principio ao homem, pondo-se em contra dele.
Por
esta razão o mesmo Senhor se confessa Filho do Homem, e recapitula em si mesmo
aquele homem primordial do qual se fez aquela forma de mulher: para que assim
como noutra raça descendeu para a morte a causa de um homem vencido, ascendamos
do mesmo modo para a vida graças a um homem vencedor.
.
(Del tratado de san
Ireneo; obispo contra las herejías - Libro 5, 19,1; 20, 2; 21, .1: SC 153,,
248,250. 260-264)
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