Virá a nós a
Palabra de Deus.
Sabemos de uma
tripla vinda do Senhor. Além da primeira e da última, há uma vinda
intermediária. Aquelas são visíveis, mas
esta não. Na primeira, o Senhor se manifestou na terra e conviveu com os homens,
quando, como atesta Ele mesmo, O viram e O odiaram. Na última, todos verão a salvação de Deus e verão ao
que traspassaram.
Pelo
contrário, a intermediária é oculta e nela somente os eleitos vêem ao Senhor no
mais íntimo de si mesmos, e assim suas almas se salvam. De maneira que, na
primeira vinda o Senhor veio em carne e fraqueza; nesta segunda, em espírito e
poder; e, na última, em glória e majestade.
Esta
vinda intermediária é como um camino pelo qual se passa da primeira para a
última: na primeira, Cristo foi nossa redenção; na última, aparecerá como nossa
vida; nesta, é nosso descanso e nosso consolo.
E
para que ninguém pense que é pura invenção o que estamos dizendo desta vinda
intermediária, ouvi d’Ele mesmo: O que me ama – nos disse – guardará minha palavra
e meu Pai o amará e viremos a ele. Li em outra parte: O que teme a Deus obrará
o bem; porém penso que se disse algo mais do que ama, porque este guardará sua
palavra. E onde vai guardá-la? No coração, sem dúvida alguma, como disse o
profeta: Em meu coração guardo teus conselhos, assim não pecarei contra ti.
Assim
é como hás de cumprir a palavra de Deus, porque são ditosos os que a cumprem. É
como se a palavra de Deus tivesse que passar pelas entranhas de tua alma; por
teus afetos e tua conduta. Faz do bem tua comida, e tua alma desfrutará deste
alimento substancioso. E não te esqueças de comer teu pão, não ocorra que teu
coração se torne árido: pelo contrario, que tua alma repouse completamente
satisfeita.
Se
é assim como guardas a palavra de Deus, não cabe dúvida que ela te guardará a
ti. O Filho virá a ti em companhia do Pai, virá o grande Profeta que renovará
Jerusalém, o que o faz todo novo. Tal será a eficácia desta vinda, que nós, que
somos imagem do homem terreno, seremos também imagen do homem celestial. E
assim como o velho Adão se espalhou por toda a humanidade e ocupou ao homem
inteiro, assim é agora preciso que Cristo o possua todo, porque Ele o criou
todo, o redimiu todo, e o glorificará todo.
.
(Dos
sermões de São Bernardo – (Sermão 5 no Advento do Senhor, 1-3; Opera Omnia,
edición Cisterciense, 4. 1966. 188-195)
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