domingo, 16 de janeiro de 2022

A Esperança e a Confiança nas Sagradas Escrituras

 




Várias são as passagens nas Sagradas Escrituras que falam da Esperança e da Confiança:

 “Onde está, pois, a minha esperança, e quem considera a minha paciência? (Job 17,15)

Dir-se-ia que satanás conseguiria tirar-lhe a virtude que o faria perseverar até o fim: a esperança. Onde estaria naquelas alturas a esperança de Jó? Esperaria ele o quê perante tanta aflição sem amparo de qualquer natureza? E claro que a resposta está em Deus...

Na maior parte de seus sofrimentos e clamor o Patriarca viu prefigurado nele a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, como esta passagem em que lamentava o estado de completo abando em que se encontrava:

“Clamo por ti, e não me ouves, ponho-me diante de ti, e não olhas para mim”

“Trocaste-te em severo para comigo, e com a dureza da tua mão me combates”

“Elevaste-me, puseste-me sobre o vento, arrojaste-me com violência.

“Sei que me entregarás à morte, onde há casa estabelecida para todo o vivente.” (Job 30, 20-23)

“Compadecei-vos de mim, compadecei-vos de mim, ao menos vós, meus amigos, porque a mão do Senhor me feriu” (Job 19, 21).

“E, assim como os reis (ou poderosos) insultavam o bem-aventurado Jó assim os parentes e amigos de Tobias escarneciam do seu modo de vida, dizendo: Onde está a tua esperança, pela qual davas esmolas e sepultava os mortos? Mas Tobias os repreendia, dizendo: Não faleis assim; porque nós somos filhos dos santos e esperamos aquela vida que Deus há de dar aos que nunca afastam dele a sua fé” (Tob 2, 15-

Morto o ímpio, desaparece toda a esperança; e a expectativa dos maus perecerá (Prov 11, 7).

Confia em Deus, e ele te protegerá; endireita o teu caminho e espera nele; conserva o teu temor e envelhece nele (Eclesiástico 2, 6).

Vós, os que temeis o Senhor, esperai a sua misericórdia, e não vos desvieis dele, para que não suceda cairdes (Eclesiástico 2, 7).

Vós, os que temeis o Senhor, esperai nele, e para vossa consolação virá sobre vós a sua misericórdia. (Eclesiástico 2, 9).

Considerai, filhos, as gerações humanas, e sabeis que ninguém que esperou no Senhor foi confundido (Eclesiástico 2, 11).

 

SALMOS DE DAVI SOBRE A CONFIANÇA

Salmo 3 – Do Senhor nos vem a salvação

Senhor, por que são tão numerosos os que me perseguem? Muitos se levantam contra mim.

Muitos dizem à minha alma: Não há salvação para ela no seu Deus.

Vós, porém, Senhor, sois o meu protetor, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça.

Com a minha voz clamei ao Senhor, e Ele ouviu-me de seu santo monte.

Adormeci, e estive sepultado no sono; levantei-me, porque o Senhor me amparou.

Não temerei esse povo inumerável que me cerca. Levanta-te, Senhor, salvai-me, Deus meu!

Porque Vós tendes ferido todos os que me perseguem sem causa; quebraste os dentes dos pecadores.

Do Senhor nos vem a salvação, e sobre o seu povo, a tua bênção.

  

Salmo 4 – Alegria na confiança em Deus

Quando eu invoquei, ouviu-me o Deus de minha justiça. Na angústia me puseste ao largo. Tem compaixão de mim, e ouve a minha oração.

Filhos dos homens[1], até quando sereis de coração pesado? Por que amais a verdade e buscais a mentira?

Sabei que o Senhor fez maravilhoso o seu santo; o Senhor me ouvirá, quando eu clamar a Ele.

Irai-vos, e não queirais pecar; do que pensais nos vossos corações , compungi-vos no retiro dos vossos leitos.

Oferecei sacrifícios de justiça, e esperai no Senhor. Muitos dizem: Quem nos fará ver os bens?

Gravada está, Senhor, sobre nós a luz do teu rosto; infundiste alegria no meu coração.

Eles estão bem abastecidos e alegres com a abundância de seu trigo, vinho e azeite.

Mas eu dormi em paz e descansarei, porque Vós, Senhor, de maneira singular me firmaste na Esperança.

 Salmo 10 – Perfeita confiança em Deus

No Senhor confio, por que dizeis à minha alma: Foge para o monte como a ave?

Eis os pecadores retesam o arco, preparam as suas setas na aljava, para as dispararem na obscuridade contra os que são de coração reto.

Porque destruíram o que fizeste de bom; mas o justo o que é que fez?

O Senhor habita no seu santo templo, o trono do Senhor está no céu,[2]

Os seus olhos voltam para o pobre; as suas pálpebras examinam os filhos dos homens.

O Senhor sonda o justo e o ímpio; mas aquele que ama a iniqüidade, a sua alma odeia.

Fará chover laços sobre os pecadores; o fogo, o enxofre e as tempestades são a parte que lhes toca.

Porque o Senhor é justo e ama a justiça; o seu rosto olha para a equidade.

 Salmo 11: Confiança, mesmo perante a perversidade geral

Salva-me, Senhor, porque não se encontra um homem de bem, porque as verdades (já) não são apreciadas entre os homens.

Cada um somente diz mentiras ao seu próximo; fala com os lábios dolosos, com coração dúplice.

Destrua, ó Senhor, todos os lábios dolosos, e a língua que fala com arrogância.

Eles disseram: Faremos grandes coisas com a nossa língua, somos donos dos nossos lábios, quem é o nosso senhor?

Em atenção à miséria dos desvalidos, e ao gemido dos pobres, agora me levantarei, diz o Senhor. Eu os porei em salvo, nisto procederei confiadamente.

As palavras do Senhor, palavras sinceras, são prata purificada no fogo, acendrada no crisol, refinada sete vezes.

Vós, Senhor, nos guardarás, e nos preservarás pára sempre desta geração.

Os ímpios andam ao redor de nós; segundo o vosso altíssimos desígnio, multiplicaste os filhos dos homens.

 Salmo 26: Confiança em Deus

(Salmo de Davi, antes de ser ungido)

O Senhor é a minha luz e a minha salvação, a quem temerei? O Senhor é o defensor da minha vida, diante de quem temerei?[3]

Enquanto se aproximam de mim os malvados, para devorar as minhas carnes, estes inimigos que me angustiam, eles mesmo se debilitaram e caíram.

Ainda que acampem exércitos contra mim, o meu coração não temerá. Ainda que se levante batalha contra mim, mesmo então esperarei.

Uma só coisa pedi ao Senhor, esta solicitarei, é que habite eu na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para ver as delícias do Senhor, e visitar o seu templo.

Pois me escondeu no seu tabernáculo; no dia da aflição me protegeu no segredo do seu tabernáculo.

Sobre uma pedra me exaltou; e agora exaltou a minha cabeça sobre os meus inimigos. Dei voltas (ao altar), e sacrifiquei no seu tabernáculo uma hóstia com clamores de júbilo; cantarei e entoarei um hino ao Senhor.

Ouve, Senhor, a minha voz com que clamei a ti, tem compaixão de mim e ouve-me.

Meu coração Vos falou, os meus olhos Vos buscaram; hei de buscar o vosso rosto, Senhor.

Não apartes de mim a vossa face; não vos retire do vosso servo na vossa ira. Sede a minha ajuda; não me deixes, nem me desprezes, ó Deus, meu Salvador.

Porque meu pai e minha mãe abandonaram-me; mas o Senhor me recolheu.

Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e guia-me pela vereda direita, por causa dos meus inimigos.

Não me entregues à mercê daqueles que me atribulam, porque se levantaram contra mim testemunhas falsas, mas a iniqüidade mentiu contra si mesma.

Espero que verei os bens do Senhor na terra dos viventes.

Espera o Senhor, sê forte; cubra ânimo e espera no Senhor.[4]

Salmo 45: Confiança do Corpo Místico de Cristo, a Sua Igreja

Deus é nosso refúgio e nossa força; nosso auxílio nas tribulações que nos cercavam de todas as partes.

Por isso, não temeremos, ainda que a terra seja abalada, e sejam transladados os montes para o meio do mar.

Bramaram e turbaram-se suas águas; estremeceram os montes pela sua fortaleza.

Um rio caudaloso alegra a cidade de Deus; o Altíssimo santificou seu tabernáculo.

Deus está no meio dela, não será comovida; Deus a ajudará desde o  raiar do dia.

As nações se conturbaram, e os reinos se humilharam; (Deus) fez ouvir a sua voz, e a terra estremeceu.

O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso defensor.

Vinde, e vede as obras do Senhor, as maravilhas que operou na terra, fazendo cessar as guerras até à extremidade do mundo. Quebrará o arco, espedaçará as armas, e queimará ao fogo os escudos.[5]

Parai, reconhecei que eu sou o Deus. Hei de ser exaltado entre as gentes, e exaltado sobre a terra.

O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso defensor.[6]

 Salmo 55: Oração confiante

Tem misericórdia de mim, ó Deus, porque o homem me calcou aos pés, aperta-me, combatendo todo o dia.

Pisaram-me meus inimigos todo o dia, porque são muitos os que pelejam contra mim.

Estou temendo desde que desponta o dia, mas em ti esperarei.

Em  Deus louvarei as palavras que me dirigiu; espero em Deus, não temerei o que a carne me possa fazer.

Todos os dias abominavam minhas palavras; todos os seus pensamentos eram para o meu mal.

Juntar-se-ão, e esconder-se-ão; espiarão todos os meus passos. Como porfiaram em tirar-me a vida, de nenhum modo os salvarás; na tua ira despedaçarás estes povos, ó Deus.

A Vós expus a minha vida, tens  presentes diante de vossos olhos as minhas lágrimas, conforme a vossa promessa.

Um dia serão postos em fuga os meus inimigos; em  qualquer hora em que eu vos invocar, logo conhecerei que és o meu Deus.

Em Deus louvarei a palavra, no Senhor louvarei a sua promessa. Em Deus espero, não temerei o que o homem me possa fazer.

A meu cuidado estão, ó Deus, os votos que vos fiz, os quais cumprirei cantando os vossos louvores, porque livraste minha alma da morte, e os meus pés da queda, para que eu seja agradável a Deus na luz dos viventes.

 Salmo 61: Somente se deve confiar em Deus

Porventura a minha alma não há de estar sujeita a Deus, dependendo dele a minha salvação?

Porquanto ele é o meu Deus e o meu Salvador; é minha defesa, não serei jamais abalado.

Até quando arremetereis contra um homem? Juntai-vos todos para abatê-lo como a uma parede desnivelada, e a muro abalado.

Certamente, meditaram tirar-me a minha dignidade; corri sedento, com a sua boca me bendiziam, e com seu coração me maldiziam.

Mas tu, ó minha alma, conserva-te sujeita a Deus, porque dele vem minha paciência.

Só ele é meu Deus e meu Salvador; é minha defesa, não vacilarei

Em Deus está a minha salvação e a minha glória; de Deus é que espero o meu socorro, e a minha esperança está em Deus.

Esperai nele vós todos que constituís o povo; expandi diante dele vossos corações; Deus é o nosso protetor eternamente.

Vaidade são os filhos dos homens, mentirosos os filhos dos homens postos em balanças. Todos eles juntos são mais leves que a (mesma) vaidade.

Não queirais confiar na iniqüidade, nem queirais cobiçar rapinas; se as riquezas crescem , não lhes apegueis o coração.

Deus falou uma vez, eu ouvi estas duas coisas: O poder é de Deus, e Vós, Senhor, sois misericordioso, porque retribuirás a cada um segundo as suas obras.

 Salmo 90: Vantagens da confiança em Deus

O que habita à sombra do Altíssimo, na proteção do Deus do céu descansará.

Dirá ao Senhor: Vós sois meu defensor e o meu refúgio; o meu Deus, em quem esperarei.

Porque ele me livrou do laço dos caçadores, e da palavra áspera.

Com as suas espáduas se fará sombra, e debaixo das suas asas estarão cheio de esperança.

Como um escudo te cercará a sua verdade, não temerás sustos noturnos, nem a seta que voa de dia, nem o inimigo que anda nas trevas, nem os assaltos do demônio do meio-dia.[7]

Cairão mil a teu lado, e dez mil à tua direita; mas não se aproximará de ti.

E tu com os teus olhos contemplarás, e verás o castigo dos pecadores.

Porque (disseste): Vós sois, Senhor, a minha esperança. Puseste o Altíssimo por teu refúgio.

O mal não virá sobre ti, e o flagelo não se aproximará da tua tenda.

Porque mandou aos seus anjos acerca de ti, que te guardem em todos os teus caminhos.

Eles te levarão nas tuas mãos, para que o teu pé não tropece em alguma pedra.

Sobre a áspide e o basilisco[8] andarás, e calcarás aos pés o leão e o dragão.

Porque esperou em mim, livrá-lo-ei, protegê-lo-ei, porque conheceu o meu nome.

Clamará a mim, e eu o ouvirei; com ele estou na tribulação, livrá-lo-ei, e glorificá-lo-ei,

Enchê-lo-ei de dias, e mostrar-lhe-ei a minha salvação. 

Salmo 124: Deus protege os justos que confiam

Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não será abalado, que permanece para sempre.

Montes cercam Jerusalém: assim o Senhor está ao redor do seu povo, desde agora e para sempre.

Porque o Senhor não deixará pesar a vara dos pecadores sobre a herança dos justos, para que os justos não estendam as suas mãos para a iniqüidade.

Faze bem, Senhor, aos bons e aos retos de coração.

Mas aos que se desviam para caminhos tortuosos, levá-lo-ás o Senhor com os que praticam a iniqüidade. A paz seja sobre Israel.

Salmo 129: Confiança e Esperança, oração do pecador

Desde o mais profundo, clamei a Vós, Senhor.

Senhor, ouve a minha voz, estejam atentos os teus ouvidos à voz de minha súplica.

Se examinares, Senhor, as nossas maldades, quem, Senhor, poderá subsistir?

Mas, em Vós se acha a clemência, e por causa de vossa lei pus em Vós, Senhor, a minha confiança.

A minha alma está confiada na vossa palavra; a minha alma esperou no Senhor.

Desde a vigília da manhã até à noite, espere Israel no Senhor.

Porque no Senhor está a misericórdia, e há nele copiosa redenção.

E ele mesmo redimirá a Israel de todas as suas iniqüidades.

Salmo 141: Implorando favor divino para o desamparo de socorro humano

Com a minha voz clamei ao Senhor, com a minha voz supliquei ao Senhor.

Derramo na sua presença a minha oração, e exponho diante dele a minha tribulação.

Quando o meu espírito desfalecia, conheceste as minhas veredas. No caminho por onde eu andava, armaram-me laços ocultos.

Voltava-me para a minha direita, e olhava, e não havia quem me conhecesse. Não me ficou possibilidade de fuga, e não há quem se importe com a minha vida.

A ti clamei, Senhor, e disse: Vós sois a minha esperança, a minha porção na terra dos viventes.

Atende à minha súplica, porque fui sumamente humilhado. Livra-me dos que me perseguem, porque se tornaram mais fortes do que eu.

Tira a minha alma dessa prisão, para eu dar glória ao vosso nome, estão me esperando os justos, até que me faça justiça.




[1] “Filhos dos  homens” é como na Bíblia se refere aos ímpios, os homens maus. No entanto, Filho do  Homem (no singular e com maiúsculas) se refere ao título de Juiz dado ao Messias e aos que Lhe sejam fiéis.

[2] O templo de Deus é o coração,a alma, o interior do homem, mas o seu trono está no céu.

[3] Está se referindo ao “temor servil”, de quem é inferior para o superior ou quem está numa posição de desvantagem. O outro temor é o “temor filial ou afetivo”, de quem ama.

[4] Pede a virtude da Esperança.

[5] Evidente que esta passagem se refere às profecias sobre o futuro, quando vários Profetas se referem a uma época em que haverá completa paz sobre a terra.

[6] “Deus de Jacó”, e não “Deus de Israel”. Por que? Porque o Patriarca teve seu nome mudado para Israel pelo Anjo indicando uma vocação divina e não terrena. O Deus de Jacó representa um poder terreno.

[7] “demônio do meio-dia”, expressão que significa o demônio que tenta o homem no final de sua vida.

[8] Refere-se a duas serpentes muito venenosas.


Nenhum comentário: