quarta-feira, 3 de junho de 2020

CEARÁ, A INTELIGÊNCIA DE UM POVO







(Excerto de discurso pronunciado na Universidade Federal do Ceará em outubro de 1957)
Devo confessar que em Fortaleza tenho recebido uma verdadeira multidão de impressões novas, que ao meu coração de brasileiro, são das mais alentadoras.
Conhecendo cearenses por todos os pontos do território nacional por onde tenho estado, já tinha muito desejo de conhecer a matriz do espírito cearense, que é esta bela terra de Fortaleza e este belo Ceará onde me encontro. Queria conhecer como que na sua fonte a nascente deste espírito de empreendimento e combatividade, de iniciativa e de inteligência lúcida e arrojada, que, por todos os lados, tenho admirado no Brasil e, presente aqui, em Fortaleza, tive a oportunidade de tomar contato com várias classes da população.
O que mais me chamou a atenção foi, de um lado, o caráter polimórfico do talento cearense e, de outro lado, a extensão deste talento por todas a camadas da população.
Lembro-me de que visitando a cidade de Paris, alguns anos atrás, um amigo brasileiro dos mais perspicazes com que tenho viajado, me chamava a atenção para o fato de que, embora em todos os povos haja pessoas mais ou menos inteligentes, era extremamente difícil encontrar pelas ruas ou pelos logradouros públicos de Paris uma pessoa que tivesse uma fisionomia positivamente ininteligente. Ora, a mesma observação, literalmente, se poderia fazer de Fortaleza. Tenho examinado tipos populares, tenho olhado especialmente para as pessoas das camadas onde a instrução é menos desenvolvida e, em todos, noto uma chama de olhar, um fogo interior de animação, de vida, de espírito de crítica, de jovialidade que faz com que cada cearense tenha uma personalidade inteiramente individualizada e destacadíssima e cuide de seu destino pessoal com uma espécie de originalidade de métodos e de pensamentos que caracteriza a verdadeira inteligência. Se por inteligência não se deve apenas entender o espírito de raison raisonante, [mas] toda luz interior que dá ao homem clareza maior a respeito da realidade objetiva, devemos dizer que os cearenses realmente apresentam um índice de inteligência extraordinário. Mas inteligência que tem a seu serviço um vigor de ação, um misto de arrojo e de prudência, de doçura e de violência, de cordura e de exaltação que fazem da alma cearense um dos fenômenos mais curiosos para serem analisados dentro da vida psíquica brasileira.
(Revista “Dr. Plínio”, outubro de 2007.)



Nenhum comentário: