Hoje é festa de São
Pio V (1551-1572), Papa e Confessor. Dele afirma o Martirológio que se aplicou
com zelo e entusiasmo a restaurar a disciplina eclesiástica, extirpar as
heresias e esmagar os inimigos do nome cristão. Ele foi inquisidor supremo,
promotor da batalha de Lepanto.
Dados narrados por
D. Guéranger, em L’Année Liturgique e de Rohrbacher, na sua Histoire
Universelle de l’Eglise Catholique:
“Miguel Ghislieri,
futuro São Pio V, foi nomeado superior de numerosos conventos, e [deplorou]
logo o relaxamento, corrigindo abusos, mantendo a disciplina. Com ele pareceram
ressuscitados os Pacômios... Onde se encontrasse fazia reviver o espírito de
São Domingos em toda sua pureza e fervor. Era notável sua assiduidade nos
exercícios do claustro. No exercício divino, destacava-se por sua humildade
sincera, por seu amor à solidão, ao silêncio, à pobreza, à mortificação e seu
zelo contra as heresias de seu tempo. Por isso foi feito inquisidor da fé em
Como. Cumpriu seu ofício com prudência, mas foi objeto de perseguição, correndo
risco de vida. Em 1557, Paulo IV o fez Cardeal. Todo o Sacro Colégio agradeceu
ao Pontífice por lhe ter dado um tão digno colega. Malgrado suas numerosas
ocupações, o agora cardeal Ghislieri era imensamente afável, quer com aqueles
que vinham tratar de negócios sérios, quer com os que vinham importuná-lo...”
“A ninguém jamais
fez recusas, nunca foi recusada uma audiência e o todo de sua conduta, como
suas menores atitudes, faziam compreender que Deus o elevava dia a dia, a fim
de que dessa altura ele pudesse servir, instruir, edificar o maior número de
pessoas.
“Eleito Papa, Pio V
reuniu todos os dignatários e domésticos de sua casa, prescreveu-lhes regras de
conduta, declarou o que esperava deles, segundo seu estado, e advertiu que não
aceitava nenhuma infração aos princípios de uma piedade exemplar. E ele dava
exemplo. Austeríssimo consigo mesmo, não abandonava suas vestes de monge sob os
trajes pontifícios, nem mesmo sobre a dura enxerga que lhe servia de leito.
Todas as noites fazia uma longa visita aos sete altares da Igreja de São
Pedro”.
Que cena bonita! A
Igreja de São Pedro já fechada, e o papa santo, indo de altar em altar para
rezar na solidão da igreja, seguido provavelmente por uma ou duas pessoas que
conduziam velas, alguma coisa assim, e rezando longamente. Que cena
maravilhosa!
“Em conjunturas
importantes, passava noites inteiras de joelhos, consultando a Deus sobre suas
decisões. Seu sêlo, no lugar do escudo, trazia esse versículo de um salmo:
“Possam meus caminhos estar dirigidos a guardar a Vossa justiça”. E para não se
afastar nunca do sofrimento de Cristo, tinha sempre diante de si, sobre uma
mesa, uma imagem de Nosso Salvador na Cruz, ao redor da qual estavam escritas
essas palavras de São Paulo: “Longe de mim gloriar-me senão na Cruz de Nosso
Senhor Jesus Cristo”. Dirigindo-se a cardeais, notou-lhes que o meio mais
seguro de apaziguar a cólera de Deus, de deter os hereges que atacavam a
Igreja, os muçulmanos que estendiam seu império de barbárie, era em primeiro
lugar regular suas vidas e suas casas. 'É a vós, dizia, que Cristo dirige as
palavras: Vós sois a luz do mundo, vós sois o sal da terra'.
“Roma era
publicamente devorada pelas cortesãs (...). Pio V publicou um edito muito
rigoroso contra (...), banindo-as de Roma e dos Estados pontifícios,
chamando-as as ‘pestes da república’ (res publica). (...)
“Depois de seis
anos de um pontificado cheio de lutas, entre os quais destaca-se o esforço do
papa contra os turcos e a obtenção da vitória de Lepanto (1571) por sua oração
a Nossa Senhora do Rosário, Pio V passou a ser objeto do ódio por parte dos
inimigos da Igreja. Tentaram matá-lo, empregando para isso os meios mais
pérfidos. Uma vez, por um estratagema tão covarde quanto sacrílego, secundados
por uma odiosa traição, passaram veneno nos pés do crucifixo que o santo tinha
no seu oratório”...
Isso é uma infâmia!
Matar um papa, um papa santo, matar na hora em que ele vai oscular o crucifixo,
e pôr o veneno no próprio crucifixo, são requintes de infâmia...!
“...que osculava com
freqüência. Como se preparasse para sua homenagem diária à sagrada imagem, eis
que os pés do Crucificado destacam-se da cruz e como que se afastam do
respeitoso ancião. Pio V compreendeu, então, que a malícia de seus inimigos se
transformara para ele em instrumento de morte. No leito de morte, lançando um
último olhar à Igreja da terra que ia deixar pela do Céu, e querendo implorar
uma última vez a divina bondade em favor do rebanho que deixava exposto a
tantos perigos, recitou com uma voz quase apagada essa estrofe dos hinos do
tempo pascal: ‘Criador do homem, dignai-vos preservar Vosso povo dos assaltos
da morte’. Tendo acabado essas palavras, dormiu suavemente no Senhor”.
* * *
São tão bonitos
esses dados que a gente tem dificuldade em os comentar. Nós podemos em alguma
coisa tomar nota da fisionomia moral dele.
Em primeiro lugar,
esse aspecto que temos comentado tanto aqui: a distinção entre o briguento e o
lutador.
O indivíduo lutador
é aquele que luta por princípios, nunca faz uma briga por razões de caráter
individual. No campo dos interesses individuais, ele tolera, ele suporta, ele
perdoa, ele é magnânimo, não se incomoda com nada, mas no campo da doutrina e
dos interesses da Igreja Católica é um leão e aí é verdadeiramente indomável,
podendo ser considerado uma fera, porque o próprio Nosso Senhor Jesus Cristo
foi chamado pela Escritura “Leão de Judá”.
Sempre que alguém é
muito briguento, é pouco lutador. Luta quem o faz pela Igreja; briga quem é
movido meramente por seus interesses pessoais.
Os senhores estão
vendo aqui São Pio V afabilíssimo, modelo de afabilidade. Aquele tempo era uma
época de Renascentismo, com uma vida de corte muito desenvolvida; todos os
Prelados eram importunados por um mundo de cacetes: iam fazer pedidos, faziam
visitas supérfluas, atrapalhavam a vida do prelado de várias maneiras... Ele
tinha uma paciência completa, recebendo todo mundo de modo edificante,
maravilhoso. Mas isso é porque atrapalhava a vida dele e atrapalhando a vida
dele estava em jogo ele. E estando em jogo sua pessoa, estavam em jogo
interesses dele e os interesses dele não eram nada, porque nenhum de nós diante
de Deus é nada. E por causa disso a nossa preocupação deve ser de sacrificar
nossos interesses individuais, nossas conveniências, nossa vontade à Causa
Católica.
Observem que quando
se trata de moral, de doutrina, como a severidade a mais extrema, a mais
infatigável, a mais contínua é o traço distintivo desse homem. De começo ao
fim, numa época de relaxamento moral, de abandono de todos os princípios, de
esboroamento da Cristandade, época da Renascença, como ele representa a
moralidade firme! Os senhores vêem que começa por aí: ele entra no convento.
Qual era sua nota característica? Destacava-se pela humildade sincera, pelo
amor à solidão, ao silêncio, à pobreza e à mortificação. O lutador gosta da
solidão, gosta do silêncio, gosta da pobreza e da mortificação.
Pelo contrário, o
briguento não. Prestem atenção: gente briguenta nunca gosta de estar sozinha.
Gosta sempre de estar perto dos outros atazanando. Diz a Escritura que é melhor
a gente morar numa casa com goteiras do que com uma mulher litigiosa, porque a
goteira é parada e a mulher sai atrás do homem pela casa. A pessoa briguenta
tem muito disso.
O lutador se isola,
o lutador se concentra, o lutador tem princípios, ele pensa. E quando chega a
hora de falar, fala mesmo!
Ele já era notado
por seu zelo contra as heresias, mas heresias de seu tempo. Eu conheci
professores de seminário que eram exímios para refutar a heresia dos
montanistas, dos donatistas. Dizia-se: “Esse aí é um monstro. Fazia aulas com
uma energia contra Ario, mas uma coisa extraordinária!...” Mas era incapaz de
protestar contra o vereador do bairro que propusesse uma lei imoral qualquer...
Ou seja, eram corajosos retrospectivos...
Feito Cardeal, qual
é sua preocupação? É da luta - foi nomeado ao mesmo tempo inquisidor –, é a
luta a favor da inquisição contra os hereges.
Feito Papa,
recomeça a luta contra a falta de austeridade. Primeiro chama todos os
dignatários domésticos de sua casa, prescreve regras de conduta. Naquele tempo
de Renascentismo era exatamente para acabar com aquelas frivolidades, porque
tem que ser sério, tem que ser austero, não pode andar com carinha assim
sorrindo, pimpona... Naquele tempo usava-se batina de seda preta rendada, quase
como saia balão, como se fosse uma senhora... jeitos femininos, adamados,
cabelinhos arranjados, dois, três anéis nos dedos, etc. Acaba com isso.
Porte-se como um Ministro de Nosso Senhor Jesus Cristo que conduz consigo o
porte de Cristo crucificado.
Ele mesmo usava sua
batina de dominicano, sob os trajes pontificais, e dormia vestido de
dominicano. O costume é observado em várias Ordens religiosas de se dormir com
o hábito religioso.
Dom Duarte Leopoldo
e Silva, que foi um antigo arcebispo de São Paulo, foi acometido de um ataque
cardíaco durante a noite. Ele dormia de pijama. Tocou a campainha para chamar o
secretário. Antes deste chegar, ele já tinha se vestido e estava deitado de
batina na cama. Quer dizer, isso é o senso eclesiástico! Nunca se apresentar,
nem sequer à intimidade de seu próprio secretário, sem o traje talar. Como isso
é muito diferente do espírito de hoje...
Ele atribuía toda a
tristeza da Igreja no tempo dele - a devastação que o protestantismo continuava
a fazer, o espírito da Renascença, o neo-paganismo, a imoralidade, os avanços
dos turcos que ameaçavam a Igreja - aos pecados que eram cometidos dentro da
própria Igreja. E atribuía isso particularmente aos cardeais. De onde então ele
dizer aos cardeais que a reforma de vida devia começar pela reforma deles.
Os senhores dirão:
“Mas Dr. Plínio, os cardeais daquele tempo eram bem parecidos com os cardeais
de outros tempos, não?” Eu digo: é verdade, com uma “pequena” diferença, mas
essa diferença é “pequena” como o tamanho que vai da terra ao céu: os cardeais
daquele tempo tinham uma porção de defeitos, mas quando um cardeal Ghislieri
era eleito para o Sacro Colégio, eles iam agradecer ao Papa, e depois elegiam
esse cardeal Papa. Não é pequena a diferença...
Os senhores viram a
medida dele contra as mulheres de má vida.
Por fim, os
senhores conhecem o famoso episódio quando ele viu Nossa Senhora Auxiliadora
desbaratar em Lepanto as naus dos turcos. E aqui há uma relação entre a
“Bagarre” e esse episódio da vida de São Pio V. Num “sonho” (visão) que São
João Bosco teve, Nossa Senhora Auxiliadora estava presidindo do alto uma
batalha em que, como em Lepanto, eram completamente dispersadas as naus dos
adversários.
São Pio V viu uma
vitória pré-figurativa da vitória que a Cristandade terá e da implantação do
Reino de Maria.
O que podemos pedir
a São Pio V hoje? Que ele faça vir quanto antes esses acontecimentos, a fim de
que venha logo o Reino de Maria e possamos ver uma Lepanto imensamente maior do
que a Lepanto de seu tempo, para a glória de Nossa Senhora, que com tanto amor
ele serviu”.
(Fonte:
Conferência, "Santo do Dia", 4 de maio de 1966 - http://www.pliniocorreadeoliveira.info/DIS_SD_660504_saopiov.htm#.Wue_FaQvwdU
)
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