(COMENTÁRIOS DE DR. PLÍNIO CORRÊA DE OLIVEIRA SOBRE A SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA)
A fim de tecermos algumas considerações sobre
o nome de Maria Santíssima, creio que devemos analisar, inicialmente, o
significado do nome de uma pessoa.
Pela descrição da Sagrada Escritura (Gn 2,
18-20) sabemos que Deus fez desfilar diante de Adão todos os animais criados, e
o primeiro homem, após observar cada um, determinou como eles haviam de ser
chamados. Deu-lhes, portanto, um nome que era a definição daquela criatura, uma
palavra que correspondia ao sentido mais profundo da natureza de cada animal.
Imagens da perfeição
de Deus
Ora, perguntar-se-ia, qual é o sentido de um
animal?
Este, por menor que seja, é um ser
extremamente rico porque vivo, com um grau de vida pelo qual não só existe, mas
se move por si mesmo. Além disso, refletem aspectos da perfeição infinita de
Deus.
Tomemos, por exemplo, a águia. Ave
esplêndida, da qual é próprio ostentar suas garras, suas grandes asas, sua
força e seu ímpeto. Porém, mais do que esses atributos, ela simboliza uma certa
qualidade de Deus, e tudo quanto há de físico na águia, sua anatomia e
fisiologia, concorre para expressar essa característica divina.
Adão, conhecendo e interpretando essa
expressão, resumiu no nome que pôs á águia o simbolismo daquela perfeição do
Criador. Donde, o nome de cada animal representar, na verdade, a sua essência,
o sentido mais profundo desse reflexo de um aspecto de Deus.
Exaltando o nome de
Maria damos glória a Deus
Se o nome de um animal possui semelhante
expressão, é de se admirar que expressão ainda maior entrou na composição do
nome da Virgem Santíssima. Nossa Senhora foi chamada Maria, porque concebida
sem pecado original; n’Ela tudo se harmonizava no grau super-excelente próprio
àquela que estava destinada a ser a Mãe do Verbo de Deus encarnado. Assim, o
nome de Maria, de um modo meio misterioso, significa não apenas um, mas o
conjunto dos aspectos infinitamente perfeitos e Deus que Ela representa tão
especialmente.
Daí decorre essa verdade: quando glorificamos
o nome de Maria, glorificamos esse sentido mais profundo da pessoa d’Ela. E,
portanto, glorificamos o próprio Deus de uma forma magnífica, louvando-O na
figura de sua Mãe amadíssima.
Nomes perfeitos para
Jesus e Maria
Creio ser interessante ressaltar também a
relação maravilhosa e insondável entre o nome e a pessoa, no que diz respeito a
Nosso Senhor e Nossa Senhora.
Com efeito, de todos os nomes existentes na
Terra, haveria um que pudesse ser dado a Nosso Senhor Jesus Cristo igual ao
nome Jesus?
Como disse, é uma questão um tanto
insondável, mas para nossa ótica Ele só poderia chamar-se Jesus. Imaginemos que
Lhe fosse dado um dos nomes consagrados por grandes santos, como Francisco,
Antonio, João... Não. Jesus é o nome d’Ele!
O mesmo se pode dizer do santíssimo nome de
Maria. Procure-se para Nossa Senhora um nome que pudesse substituir o seu e não
se achará. Só podia ser Maria.
Trata-se de nomes, portanto, ligados meio
misteriosamente ao sentido profundo da natureza humana de Nosso Senhor Jesus
Cristo e de sua Mãe, de tal maneira que constituem um lindo conjunto. Quando,
no fim de uma carta, assinamos in Jesu et
Maria – “em Jesus e Maria” , percebe-se uma tal afinidade entre os dois
nomes que se diria a harmonia entre duas maravilhosas notas musicais.
Razão de ser da festa
do nome de Maria
Por tudo isso se compreende que a Igreja
tenha instituído uma festa litúrgica para o sacratíssimo nome de Jesus,
celebrada em janeiro, e outra para o santíssimo nome de Maria, no dia 12 de
setembro. Ou seja, uma comemoração particular para o nome, pois este é uma
espécie de símbolo e de definição de quem o possui.
Quando o Verbo Encarnado considera em si a
união das duas naturezas numa só pessoa, ou quando o Padre Eterno ou o Divino
Espírito Santo consideram no Filho essa união, ocorre-Lhes o nome Jesus. E
quando contemplam Nossa Senhora, vem-Lhes o nome de Maria.
(Conferência em
12/9/1988)
(Texto extraído da revista “Dr.Plínio”, n. 126, de setembro
de 2008)
Nenhum comentário:
Postar um comentário