O Santo Niño de Cebu
(" Santo Menino de Cebu ") é uma imagem do Menino Jesus muito
semelhante ao Menino Jesus de Praga, venerada nas Filipinas.
Como a imagem em
Praga, ele é vestido com muitas roupas caras doações de
devotos fervorosos das Filipinas e do exterior.
A estátua é a
mais antiga relíquia católica nas Filipinas e colocada permanentemente
desde 1565 na Basílica Menor del Santo Niño de Cebu, na cidade de
Cebu .
Ele convenceu Rajah
Humabon e sua esposa Hara Amihan, para jurar fidelidade a Espanha.
Eles foram mais tarde
batizados na fé católica, levando os nomes cristãos de Carlos e Juana.
Magalhães apresentou
o Santo Niño para o recém-batizado e a rainha Juana como um símbolo da aliança.
Para o seu marido
Carlos, Magalhães apresentou o busto do "Ecce Homo", ou a imagem de
Cristo, diante de Pôncio Pilatos.
Ele deu uma imagem de
Nossa Senhora aos nativos que mais tarde foram batizados com seus governantes.
No entanto, Magalhães
morreu mais tarde em 27 abril de 1521 na batalha que teve lugar em Mactan.
Muitos anos depois,
em 1565, Juan de Camus, um marinheiro da segunda geração da campanha espanhola
Colonial sob Don Miguel López de Legazpi encontrou dentro de uma caixa de pinho
uma imagem incólume do Santo Menino.
A imagem, que
acredita-se ser de origem belga, tem cerca de 30,48 centímetros de altura,
vestindo uma túnica de veludo solto, uma corrente dourada no pescoço e uma capa
de lã vermelha.
É esculpida em
madeira e revestida com pintura.
A imagem tem uma bola
de ouro, uma réplica do mundo na mão esquerda e a mão direita está ligeiramente
levantada, como um gesto de bênção.
Profundamente
impressionado com esta descoberta, Camus apresentou a imagem de Legazpi
aos padres agostinianos.
Eles ficaram tão
emocionados com a importância do achado da imagem, que na solenidade, a imagem
foi levada em procissão para uma capela provisória.
Legazpi, em seguida,
ordenou a criação da Confraria do Santo Niño de Cebu com o Padre Andrés de
Urdaneta como seu líder.
Como devoto do
Menino Jesus, Legazpi instalou uma festa em comemoração à descoberta da Santa
Imagem.
Embora a festa ainda
sobreviva até hoje, o Papa Inocêncio XIII mudou a comemoração para
o terceiro domingo do mês de Janeiro de modo a não colidir com a
celebração de 40 dias da Páscoa.
Os nativos Cebuano
reverenciam a Imagem do Santo Niño como Bathala.
Eles
provavelmente untam a imagem com óleo ou oferecem sacrifícios
ao Santo Menino pedindo por sua ajuda em tempos de dificuldades,
necessidades ou suplicando consolo em suas adversidades.
Atualmente vestida de
realeza com a sua decoração e ornamentação, incluindo uma faixa adornada com
moedas antigas e um castelhano Toison de Ouro (Golden Fleece) com um carneiro
pingente supostamente dada pelo rei Carlos III, no século 17, a imagem agora
está em grandeza, que continua a cativar os corações e as almas de seus devotos
fervorosos.
Histórias de Milagres
Señor Niño Santo se espalharam como fogo pelos mares, colocando Cebu como
o berço da devoção ao Santo Menino nas Filipinas.
Sua devoção estendeu-se
à vizinha ilha-província de Visayas, em seguida, avançou para o norte, até na
medida em que o Ilocandia e atingiu o sul de Mindanao.
Originalmente feita
de bambu e palmeiras de mangue,a Igreja do Santo Niño desenvolveu-se em
uma fortaleza, onde os devotos fervorosos de todos os estilos convergem para
agradecimento ou súplica ao Menino Jesus, a quem têm venerado através dos
séculos.
Com o crescente
número de devotos indo a Igreja de Santo Niño, o Papa Paulo VI elevou sua
posição a Basílica Menor com todos os direitos e privilégios decorrentes
de tal atribuição para a celebração Quadricentennial do cristianismo, nas
Filipinas.
Numerosos milagres
têm sido realizados pelo poder do Santo Menino.
Diz-se que um livro
volumoso é necessário para conter todos os atestados e testemunhos da bondade e
da misericórdia do Menino Jesus de Cebu.
Considerado como a
principal de todas as relíquias cristãs, nas Filipinas, a imagem do Menino
Jesus continua a brilhar como a estrela que atrai o coração do povo filipino.
Enquanto isso, o
Visayans continuam a manifestar carinho para com o Santo Niño, não só
durante seu dia de festa, mas durante todo o ano eles vêm prestar
homenagem com um presente, de forma simples, porém profunda.
A cada ano, a
celebração começa com uma procissão chamada de andar com Jesus e termina com a
Caminhada com Maria, no qual a imagem de Nuestra Señora de Guadalupe de Cebu ,
em trajes de gala, é levada em procissão pelas ruas de Cebu ao amanhecer.
No último dia da
novena, as imagens de Señor Santo Niño de Cebu , Nuestra Señora de Guadalupe de
Cebu , e o Ecce Homo , é levada para o Santuário Nacional de São
José, na cidade de Mandaue para a "tradicional" transladação.
As imagens
serão então enviadas de volta para a Basílica na véspera da festa de Señor
Santo Niño de Cebu em uma procissão fluvial pelo canal de Mactan.
Após a chegada na
Basílica, é cantada a Missa e se comemora o primeiro batismo.
Depois, é feita uma
grande procissão solene com a participação de mais de um milhão de devotos do
Santo Niño em uma rota que muda a cada ano.
Missas são rezadas,
na maior parte por bispos Cebuanos.
A Santa Sé aprovou os
textos litúrgicos especiais para utilização durante a Festa do Santo
Menino, nas Filipinas, situada no terceiro domingo de janeiro.
O festival que se
segue é conhecido como o Sinulog , que combina as festas e devoção religiosa do
povo Cebuano.
No entanto, o Santo
Niño como uma representação do Menino Jesus, não pode ser considerado como
patrono ou intercessor a Deus em nome dos Cebuanos.
A Igreja Católica nas
Filipinas define o Menino Jesus como um exemplo de humildade, e como uma
celebração da Encarnação.
No entanto, muitos
cebuanos não consideram o Natal, até que chegue a Festa do Santo Menino.
Em 2002, o Arcebispo
de Cebu, Dom Ricardo J. Vidal Cardeal , declarou a Virgem Maria, Mãe de
Jesus, sob o título de Nuestra Señora de Guadalupe de Cebu ( Nossa Senhora de
Guadalupe de Cebu ) como a rainha e padroeira oficial de Cebu.
Isso perturba a
declaração de alguns dos devotos do Santo Niño, que sentem o rebaixamento da
Santa Criança.
No entanto, a
declaração é coerente com o pensamento católico que exige um patrono que reze a
Deus em nome da vida dos fiéis, e não o próprio Ser divino.
Já que o Menino
Jesus é uma representação de Jesus, a Segunda Pessoa da Trindade, ele não pode,
como Deus, ser considerado um patrono.
Nesse sentido,
o movimento do cardeal Vidal foi realmente instalar um padroeiro para Cebu,
quando antes não havia.
A partir de Cebu, os
Agostinianos levaram a devoção a Manila, Iloilo, Laguna e Tacloban.
Em Bohol, uma devoção
profunda prospera com cinco municípios que aderem ao patrocínio do Menino
Jesus.
Além disso, a imagem
do Menino Jesus sempre adorna os altares das casas, estabelecimentos
comerciais e até mesmo em veículos de serviços públicos na região.
Realmente, como
foi dito, a devoção ao Santo Niño de Cebu é popular no Visayas como é em todo o
país
FONTES:
https://rezairezairezai.blogspot.com/2011/01/santo-nino-de-cebu-o-santo-menino-de.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Santo_Ni%C3%B1o_de_Ceb%C3%BA
http://santoninoshrine.blogspot.com/
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