Após a aprovação do dogma da infalibilidade pontifícia, a opinião católica ficou mais firme na defesa do Papado. No entanto, nos últimos tempos criou-se a idéia de que qualquer discordância com o Papa significa cisma, divisão ou mesmo heresia, o que não é verdade. Se o tema a ser discutido não for matéria de fé, de moral e de doutrina declarada certa por pronunciamento “ex catedra” (quer dizer, usando sua autoridade infalível) pode o católico discordar do Papa sem qualquer problema de consciência. Vejamos o primeiro exemplo de discordância nesse sentido, havido entre São Pedro e São Paulo.
São Paulo foi encontrar-se com São Pedro, ocasião em que o confrontou
sobre o problema que se discutia entre os Apóstolos: era lícito aceitar os
gentios, isto é, os não israelitas e não adeptos da religião revelada do Deus
verdadeiro? Alguns diziam que deveriam ser aceitos desde que se circundassem.
São Paulo dizia que apenas se exigisse que fossem batizados na religião cristã.
São Pedro era de opinião contrária, seguido por outros apóstolos que desejavam
ser fiéis à tradição mosaica. A questão causou controvérsias, havendo
intervenção divina do Espírito Santo, como o caso do centurião Cornélio (At 10,
34-48). Por estes dias São Pedro teve visões, narradas nos Atos dos Apóstolos,
onde lhe era servido um lauto banquete constante de animais de diversas
espécies, alguns tidos como impuros pela lei mosaica, assim narrado na Sagrada
Escritura:
“Entretanto, os apóstolos e os irmãos
que estavam na Judéia souberam que também os gentios haviam recebido a palavra
de Deus. Assim, quando Pedro subiu a Jerusalém, começaram a discutir com ele os
que eram da circuncisão, dizendo: Entraste em casa de incircuncisos e comestes
com eles! Pedro, então, começou a expor-lhes a questão, ponto por ponto: “Eu
estava na cidade de Jope, em oração, quando, em êxtase, tive uma visão: do céu
descia um objeto, semelhante a um grande lençol que baixava, sustentado pelas
quatro pontas, e chegava até mim. Olhando-o atentamente eu refletia, quando
nele vi os quadrúpedes da terra, as feras e os répteis e as aves do céu. Ouvi
então uma voz que me dizia: “Levanta-te, Pedro, imola e come! Eu respondi: de
modo algum, Senhor! Pois nada de profano ou impuro jamais entrou em minha
boca!” Tornou-me a falar a voz vinda do céu: “Ao que Deus purificou não chame
tu de profano!” Isto aconteceu por três vezes, e depois tudo foi novamente
recolhido ao céu.” (At 11, 1-9). Esta mesma visão é
narrada anteriormente em Atos 10, 11-16.
É provável que isso tenha ocorrido depois da discussão com São Paulo,
embora os fatos narrados não tragam datas para se ter certeza. .
Mesmo após os sonhos ou visões de São Pedro a questão ainda não ficou
completamente resolvida, conforme relata o próprio São Paulo em sua Epístola
aos Gálatas (2, 11-14), pois São Pedro e outros apóstolos tinham receio de
aparecer publicamente com os gentios convertidos e não circundados. Foi nesse
momento que houve um confronto entre São Pedro e São Paulo? Na oportunidade,
este último chamou de hipócritas àqueles que procediam diferente a respeito do
tema da convivência com os gentios convertidos, batizados, mas não circundados.
O episódio que abordamos, entre São Pedro e São Paulo, pode nos servir
de exemplo. São Paulo confrontou São Pedro porque estava se deixando envolver
por aqueles que defendiam o cumprimento integral da lei antiga, mesmo após ter tido
revelações em sonhos. E foi confrontando seu modo de pensar que São Paulo
conseguiu que vencesse a doutrina inspirada pelo Espírito Santo, passando a
Igreja, a partir deste momento, a não mais exigir a circuncisão daqueles que se
batizassem na Igreja Católica. E vejam que São Paulo nem sequer era um dos 12
que de início acompanharam Jesus Cristo em sua vida pública, ele não conviveu
com o Messias, mas, mesmo assim tinha uma firmeza de doutrina muito superior
aos demais, inclusive sobre a natureza universal e de corpo místico da Igreja.
Talvez por causa disso é que São Paulo escreveu o texto abaixo:
“Irmãos, vós todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus
Cristo. Vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de
Cristo. O que vale não é mais ser judeu nem grego, nem escravo nem livre,
nem homem nem mulher, pois todos vós sois um só em Jesus Cristo. Sendo de
Cristo, sois então descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa”. (Gálatas 3,26-29).
Outro aspecto que se chama a atenção: sendo
São Pedro o chefe dos Apóstolos, o primeiro Papa, não foi de sua pena que se
publicaram as principais cartas sobre o Corpo Místico de Cristo e outras
revelações sobre Cristo e a Igreja, mas da de São Paulo, embora tenha sido dado
com São Pedro as visões com o banquete com todos os animais. Aliás, talvez por
problemas culturais, São Pedro quase não escreveu nada de doutrina. Foi pouco
inspirado? O Espírito Santo o auxiliava inspirando outros apóstolos como São
Paulo? São as Cartas de São Paulo que mais sedimentam as doutrinas cristãs,
constando inclusive como se fossem doutrinas evangélicas adotadas pela Igreja,
enquanto que da lavra de São Pedro tem apenas uma.
Diz-se que São Lucas escrevia o que São Pedro pedia,
mas não há comprovação disso. O Evangelho que São Lucas escreveu foi todo feito
por ele, sob inspiração divina, embora
não fosse testemunha da maioria dos fatos (a não ser os Atos), tendo os relatado
conforme ouvira dos Apóstolos, inclusive do próprio São Pedro.
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