Apesar das enormes crises e sofrimentos do mundo atual há uma mentalidade predominante que só pensa em sorrir. Até autoridades de peso vivem no mundo dos sorrisos. A propósito do tema (sorriso ou choro), o site “Corazones.org” divulgou o seguinte texto:
A VIRGEM MARIA, SANTA CATARINA DE SIENA E AS LÁGRIMAS.
Santa Catarina de Siena, na sua famosa obra “O Diálogo”, tem um belo capítulo sobre as diferentes classes de lágrimas, seu valor e fruto. Esta Doutora da igreja distingue até cinco tipos de lágrimas:
1. Lágrimas más, que geram morte. São as que vêm do pecado e levam ao pecado: lágrimas de ódio, de inveja ou desespero, vêm de um coração confuso e afastado de Deus.
2. Lágrimas de medo pelos próprios pecados. São as que se levantam do pecado por medo do castigo: o medo fá-los chorar. A sua motivação não é perfeita, pois não há necessariamente arrependimento.
3. Lágrimas dos que, longe do pecado, começam a querer servir a Deus; mas, privados de consolação visíveis, choram por se verem com tanta incapacidade e tribulações.
4. Lágrimas dos que amam com perfeição a Deus e ao próximo, doendo-se das ofensas que são feitas a Deus e pena do dano do próximo, em completo esquecimento de se.
5 . Lágrimas de doçura, derramadas com grande suavidade pela união íntima da alma com Deus. São lágrimas de puro amor que derramam os santos nas mais altas cimeiras de perfeição cristã.
CHOROU MARIA SANTÍSSIMA?
A Virgem Maria sofreu muitas dores e dores. Simeão lhe anuncia que ¨ "uma espada sobreposição seu coração" (LC 2, 35). E os quatro evangelistas relatam eventos que não podiam menos de causar uma profunda dor em Maria.
O livro do Apocalipse descreve-nos a " Mulher vestida de sol, com a lua a seus pés e coroada com uma coroa de doze estrelas... e diz-nos que " gritava com dores de parto " (Ap 12,1 _ 2 . Estas dores são os que lhe produziram o parto sobrenatural da igreja e dos membros do corpo místico do seu filho. O parto onde Maria nos recebe a todos como filhos, aconteceu ao pé da cruz do seu amado filho Jesus. E Maria continuará a sofrer dores de parto até que o seu filho não tenha nascido em todos os corações dos homens.
Sabemos que Cristo chorou ao prever a ruína de Jerusalém (Lc 19,41) e que também, derramou lágrimas diante da dor de Marta e Maria pela morte de Lázaro (Jo 11,35). Da Santíssima. Virgem Maria, os Evangelhos não nos dizem explicitamente, mas ao nos narrar situações dolorosas em que ela participou plenamente na sua missão de associada ao trabalho redentor, ou seja, como Co-redentora, devemos concluir que se ela realmente sofreu, então deve ter chorado, derramado muitas lágrimas dos seus olhos tão puros.
Chorar não é imperfeição quando o motivo do choro é santo. Chorar não é efeito de fraqueza, mas de sensibilidade fina. Chorar a impulsos do amor divino é um dom de Deus, dom que só a grandes almas é concedido.
São Francisco de Assis, chorava tanto pelos seus pecados, que quando se visita a Basílica de Santa Maria de Los Angeles, onde se encontra a porciúncula e outros lugares cruciais para a vida do Santo, encontramos uma caverna que se chama a “Capela das Lágrimas¨. esta capela é a caverna onde São Francisco muitas vezes chorou ao contemplar tão pecador diante da santidade de Deus”.
Aqui termina o texto do site “Corazones.org”..
NOSSA SENHORA CHORA NOS DIAS ATUAIS?
Perante a situação da terrível crise por que passa a Igreja nos dias atuais, Nossa Senhora tem manifestado constantemente o quanto tem derramado suas lágrimas. E o exemplo mais característico foi o pranto derramado em Nova Órleans, no ano de 1972. Mas, não foi suficiente, pois desde então tem surgido vários outros prantos em várias partes do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário