domingo, 31 de agosto de 2008

Grandiosa manifestação de fé




Informa o blog dos Arautos em Maceió que uma grandiosa e profunda manifestação de fé marcou o encerramento da Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, Padroeira de Maceió. Milhares de fiés percorreram as ruas da Catedral Metropolitana até a Praça da Igreja dos Martírios onde foi celebrada a Eucaristia por Dom Antonio Muniz como término das festividades comemorativas à data. Foram inúmeros os movimentos e associações, que com seus trajes e simbolos, abrilhantavam este concorrido ato de fé. Entre os diversos movimentos os Arautos do Evangelho de Maceió estiveram presentes à procissão e durante a Santa Missa auxiliaram na distribuição da Eucarista.

"Júri" faccioso já decidiu sobre a matança dos inocentes?

O ministro do STF, Marco Aurélio Mello, concedeu entrevista à revista VEJA onde assoma o facciosismo em prol do aborto. Segundo o blog "Cultura da Vida", "a cretinice explícita alcançou patamares inauditos na entrevista, na qual o relator do processo que tenciona legalizar o assassinato eugênico de crianças deficientes destila o seu instinto assassino e o seu desprezo pelas questões éticas e morais mais elementares". É isso mesmo, meu amigo, os supremos doutores do direito se desclassificam enquanto tais quando não procuram preservar o mais elementar dos direitos: o de nascer. É preciso que se note que isto faz parte de uma "onda" mundial, onde rios de dinheiro estão correndo em vários países com o fim de legalizar o aborto. Vem-nos agora uma notícia do México, onde a suprema corte daquele país aprovou tal abominação. Lá, por enquanto, o aborto só não é crime na capital, mas abriu precedente para que a mesma legislação se propague em todo o resto da nação.A mesma "onda" pretende aprovar o aborto no Equador, no Chile, no Peru e em vários outros países. Há uma "central" que comenda esta investida, financiada por riquíssimos fundos e pela ONU. Veja nossa postagem que fala sobre a verdade da CDD. No Brasil, a tática é diferente: segundo o próprio ministro "Herodes" declarou na entrevista citada, o primeiro passo foi aprovar a pesquisa com embriões para fins terapêuticos; o segundo passo será aprovar o aborto puro e simples de fetos afetados pela anencefalia; daí ao terceiro passo será uma questão de tempo: legalizar todo tipo de aborto. Para corroborar sua decisão de mandar matar as crianças no ventre de suas mães, o ministro "Herodes" afirma descaradamente que "não há a menor possibilidade de sobrevivência quando não se tem cérebro", como se ele fosse um experiente cientista da vida que sabe tudo sobre sobrevivência do ser humana e desconhecesse (de outro lado) os modernos recursos para manter o homem vivo, mesmo o nascituro defeituoso. Nem sequer o rumoroso caso da menina Marcela foi mencionado pelo ministro "Herodes". E existem outros casos de bebês anencéfalos que sobreviveram. Se os ministros realmente estudaram, ou estão estudando, a questão devem levar em consideração dois aspectos: primeiro, levar em consideração todas informações, de um lado e de outro; segundo, manter completa isenção de ânimo antes do "juri" se realizar. Não é o que está ocorrendo com o ministro Marco Aurélio Herodes de Melo.E para comprovar o seu facciosismo a favor do aborto, declarou que "o debate atual é um passo importante para que nós, os ministros do Supremo, selecionemos elementos que, no futuro, possam respaldar o julgamento do aborto de forma mais ampla". Depois disso afirma que a grande maioria vai acompanhá-lo no mesmo voto: quer dizer, vamos assistir apenas uma encenação de uma peça já montada, com final já definido, onde vão ser julgados todos os bebês defeituosos que estão pra nascer daqui pra frente e serão sumariamente condenados à morte, sem direito à defesa. Não há cinismo maior do que isso: um homem dedicado a resguardar os direitos da pessoa humana negar publicamente o mais elementar desses direitos, que é o direito de nascer. Perguntado se, enquanto católico, não estaria entrando em conflito por causa de suas convicções abortistas, o ministro diz que não; mas aí a palavra final não vai ser dele e sim das autoridades da Igreja, para a qual todo católico que apoie o aborto está "ipso facto" incorrendo em excomunhão. Portanto, senhor ministro, o senhor talvez ainda se considere católico, mas será um católico excomungado, excluído do grêmio da Santa Igreja por defender princípios contrários à sua Doutrina e Moral.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

A vida está no cérebro ou no coração?

Os doutores em lei procuram ouvir cientistas para decidir sobre dúvidas cruciais do direito. Dentre estas dúvidas está a de saber qual é o órgão vital que faz a pessoa humana viver. Uma corrente médica diz que o órgão primordial que transmite e mantém a vida do ser humano ou de qualquer animal é o coração. Outra, porém, afirma que não, o órgão primordial é o cérebro pois dele provém os impulsos que comandam todos os movimentos corporais. Para dirimir a questão estão atentos homens entendidos em leis, mas não em medicina. Por que razão os expoentes do direito, parece até que a nível mundial, optaram simplesmente pelo cérebro se eles não entendem de medicina? Houve consenso entre os médicos? Não, não houve: ainda hoje se debate esta questão entre os doutores da vida. Sé é assim, porque se julga antecipadamente que o anencéfalo não possui a vida porque supostamente não tem cérebro, ou seu cérebro está incompleto? E se houver o caso em que um feto esteja também com o coração malformado (não sei se isso é possível, estou apenas conjecturando), a mãe da criança adquiriria o "direito" de abortá-la? Tudo é uma questão de hipocrisia: o debate não é para se saber se há ou não vida no anencéfalo, mas para se criar ambiente propício para se promover o aborto o mais largamento possível. Veja aqui interessante artigo de conceituado médico sobre a questão.

Autorizada exumação do Cardeal Newman

O governo inglês autorizou a exumação dos restos mortais do Cardeal Henry Newman (1801-1890), atendendo pedido da Igreja para dar prosseguimento ao processo de batificação do mesmo. O pedido havia sido negado anteriormente por causa de uma lei do século XIX que proibia exumação para aquela finalidade, mas o Ministério da justiça inglês decidiu abrir uma exceção.
O Cardeal Newman foi personalidade marcante, pois trata-se um anglicano convertido ao catolicismo, o que levou muitos anglicanos à conversão. Foi uma das figuras proeminentes do "Movimento de Oxford" que tentava aproximar a igreja anglicana da Igreja Católica. Foi também um exímio escritor e mestre de espiritualidade.
Seu corpo encontra-se sepultado em Rednal Hill, nos subúrbios de Birminghan, juntamente com o seu inseparável amigo Ambroise St. John, também convertido ao catolicismo ao mesmo tempo que ele. Os restos mortais do Cardeal Newman, segundo informa a Conferência Episcopal da Inglaterra e País de Gales, serão transferidos para o Oratório São Felipe Nery de Birmingham, onde poderá ser objeto de veneração dos fiéis.

Excomungados não podem falar em nome da religião

A VERDADE SOBRE A ORGANIZAÇÃO ANTICATÓLICA "CATÓLICAS PELO DIREITO DE DECIDIR"
A audiência que o STF está promovendo para "discutir" se aprova ou não o aborto de fetos anencéfalos se constitui num verdadeiro desdém pela Igreja. Se o critério é ouvir instituições que representem a população brasileira porque não foram chamadas a depor associações médicas, OAB e outras associações representativas? E se o interesse é pelas religiões não há nenhuma justificativa em acatar o depoimento de uma organização declaramente favorável ao aborto e, pior ainda, mantida por grossas verbas de um poderoso "lobby" internacional, como é essa CDD (cuja sigla inglessa é CFFC). Segue abaixo o texto que estraí das freiras “Siervas de los Corazones Traspasados de Jesus y Maria”, de Miami (EEUU):está no original, em espanhol, um idioma muito fácil para nós, brasileiros.
La verdad sobre las “Católicas por el Derecho a Decidir” y fundaciones de EEUU que le han dado fondos. Se trata de una organización pro-abortista y por lo tanto abiertamente contraria a la fe católica. Los "Catholics for a Free Choice" se dan a conocer en América Latina como la organización «Católicas por el Derecho a Decidir» (CDD). Este grupo, ampliamente financiado por grandes compañías multinacionales, proclama que se puede ser un buen católico y estar a favor del aborto. ES FALSO. NO HAY "DERECHO" A MATAR UN SER HUMANO INOCENTE.
Justifican su posición alegando falsamente que Sto. Tomás permitía el aborto >>>
Este grupo es, para los organismos abortistas, un medio de infiltrar y confundir a los católicos como también de ridiculizar a la Iglesia ante el mundo, queriendo hacer ver que la Iglesia no tiene una posición clara. Sin embargo, el magisterio de la Iglesia no da lugar a dudas: El aborto es un crimen contra el Quinto Mandamiento.
La excomunión se aplica solamente a delitos sumamente graves. Procurar o participar en un aborto o la cooperación necesaria para que un aborto se lleve a cabo causan la excomunión automática (latae sententiae), "de modo que incurre ipso facto en ella quien comete el delito".(cf. Catecismo 2272; Ley Canónica 1398).
Tanto el Catecismo de la Iglesia Católica como la Ley Canonica y la encíclica de Juan Pablo II "Evangelium Vitae" condenan el aborto e invitan a los que lo procuran a la conversión. En abril del 1999 los "Católicos por el derecho a decidir" introdujeron en la ONU una petición para que el Vaticano no sea reconocido como observador en dicha organización.
El grupo "Católicas por el Derecho a Decidir", está muy bien financiado por los enemigos de la Iglesia. Busca la sanción de las leyes llamadas de "salud reproductiva" o "salud sexual", en diversos países de América Latina. Por eso recordamos el documento más reciente de la Conferencia Episcopal de los Estados Unidos, sobre este grupo, tal y como lo recordó la Misión de Observadores Permanentes de la Santa Sede ante la ONU: "En años recientes, sobre todo en los últimos meses, una organización llamada "Católicas por el Derecho a Decidir", Organización No-gubernamental con sede en los Estados Unidos, ha pretendido cambiar la enseñanza de la Iglesia Católica acerca del aborto y el anticoncepcionismo artificial.
En vista de que estas actividades pueden haber causado confusión con respecto a la posición que la Iglesia católica siempre ha mantenido respecto a estos problemas, la Misión de Observadores Permanentes de la Santa Sede desea atraer la atención sobre la declaración que involucra a las "Católicas por el Derecho a Decidir", emitida el 10 de mayo de 2000, por la Conferencia Nacional de Obispos Católicos de los Estados Unidos".
Declaración de la Conferencia Nacional de Obispos Católicos de los Estados Unidos
Status de la organización "Católicas por el Derecho a Decidir" (CDD)
Durante varios años, un grupo llamado "Católicas por el Derecho a Decidir" (CDD), ha estado apoyando el aborto públicamente, y lo ha hecho como si se tratara de un grupo auténticamente católico. Esta apariencia es falsa. De hecho, la actividad del grupo tiene como objetivo rechazar y distorsionar la enseñanza católica sobre la obligación de respetar y proteger la vida humana nonata e indefensa.
En varias ocasiones, la Conferencia Nacional de Obispos Católicos (CNOC) ha declarado públicamente que la CDD no es una organización católica, que no habla por la Iglesia Católica, y que de hecho promueve posturas contrarias al Magisterio de la Iglesia, como han manifestado la Santa Sede y la CNOC.
CDD es, prácticamente hablando, un brazo del lobby proabortista de los Estados Unidos y del mundo entero. Este grupo, tiene como objetivo apoyar y defender el aborto. Está compuesto por varias fundaciones privadas, económicamente poderosas, principalmente americanas, que se dedican a promover aborto como método de control poblacional. Esta posición es contraria a la política vigente de las Naciones Unidas, y a las leyes y políticas de la mayoría de las naciones del mundo.
En su última campaña, las CDD ha concentrado sus esfuerzos en un trabajo de relaciones públicas, tendiente a acabar con la presencia oficial de la Santa Sede como Observador Permanente ante las Naciones Unidas, e imponer el silencio a su voz moral. Estas acciones, han ridiculizado a la Santa Sede en un tono que recuerda ciertos episodios de fanatismo anticatólico, que la Iglesia ha soportado ya en el pasado.
Como los Obispos católicos de los Estados Unidos hemos sostenido durante muchos años, el uso del nombre "católico" como plataforma para apoyar la violación de la vida humana inocente y ridiculizar a la Iglesia, no sólo es ofensivo a los católicos, sino a todos que esperan honestidad y rectitud en el discurso público.
Nosotros declaramos una vez más, con énfasis aún más fuerte: "Debido a su oposición a los derechos humanos de algunos de los miembros más indefensos de la raza humana, y porque sus propósitos y actividades contradicen las enseñanzas esenciales de la fe católica deliberadamente, las Católicas por el Derecho a Decidir no merecen ningún reconocimiento o apoyo de parte de ninguna organización católica" (Comité Administrativo, Conferencia Nacional de Obispos Católicos, 1993).
Documentación de Vida Humana Internacional sobre CDD,publicada con permiso.
El ataque más insidioso de las feministas antivida contra la Iglesia Católica y sus enseñanzas, es el que ha lanzado la organización "Católicas por el Derecho a Decidir" o CFFC ("Catholics for a Free Choice"). Por más de dos décadas, la CFFC ha luchado por subvertir a la Iglesia y las doctrinas católicas. Sus objetivos principales son promover el aborto y sembrar la disensión entre los católicos, con la estrategia de "divide y vencerás".
El título de "católica" que ostenta la CFFC es un engaño. La Conferencia Nacional de Obispos Católicos de los EE.UU. declaró el 4 de noviembre de 1993, que la CFFC no es una organización católica y que "no está afiliada ni formalmente ni de ninguna otra manera a la Iglesia". Los obispos insistieron en que la CFFC ha rechazado la adhesión a la Iglesia y ha tomado posturas que "deliberadamente contradicen las enseñanzas esenciales de la fe católica" y concluyeron que "las Católicas por el Derecho a Decidir no pueden ser reconocidas como una organizacion católica ni apoyárseles como tal".
Fundada en 1970 para protestar contra la oposición de la Iglesia a la ley de Nueva York que permite el aborto, la CFFC surgió como afiliada de la Coalición Religiosa Pro Derecho al Aborto (Religious Coalition for Abortion Rights), creada poco tiempo después de que el Tribunal Supremo legalizara el aborto en 1973. Su primer presidente fungió hasta 1979 y fue un sacerdote, el Padre Joseph O'Rourke, Jesuíta expulsado de la Orden en 1974. A partir de 1980, Frances Kissling, la fundadora de la Federación Nacional del Aborto (National Abortion Federation), ha sido la directora de la CFFC.
Kissling abandonó la Iglesia Católica durante su juventud, pero "volvió" diciendo que su regreso a la Iglesia no significa "que haya vuelto a la misa de los domingos, a la confesión y a todas esas cosas que son memorias de mi niñez," sino que ha regresado a la Iglesia a fin de actuar como "agente de cambio social".
Kissling se ha dedicado a organizar grandes campañas a favor del aborto. Fue consultora de los Servicios de Asistencia para Proyectos Internacionales (International Projects Assistance Services), una organización dedicada a abrir clínicas de abortos y a capacitar a los que practican abortos en los países donde el aborto es ilegal. Fue directora de una de las primeras clínicas para abortos legales de la ciudad de Nueva York y también dirigió clínicas ilegales de abortos en México y en Roma. Kissling ha confesado haber introducido ilegalmente aparatos para efectuar abortos por succión en México. Y, cuando visitó Italia dijo: "No veo nada malo en ayudar a las mujeres a hacerse abortos ilegales". Kissling ha declarado que, aunque ella considera al feto parte de la especie humana, piensa que el valor del feto nunca puede anteponerse al "valor del bienestar de la mujer".
La CFFC se opone vehementemente a la doctrina de la Iglesia sobre el aborto, la anticoncepción y la moral sexual, siendo su postura que la doctrina de la Iglesia sobre la sexualidad y la procreación no es infalible, y, por lo tanto no hay obligación de aceptarla. La CFFC declara falsamente que el derecho canónico "afirma tanto el derecho como la responsabilidad que tienen los católicos de seguir su propia conciencia, aún cuando ésta discrepe de las enseñanzas de la Iglesia" y que un católico aunque crea que el aborto es inmoral, puede estar a favor de su licitud. La CFFC también alega que el aborto puede ser una opción moral porque, "sin duda las mujeres son capaces de tomar decisiones que mejoren su integridad y su salud". La CFFC difunde éstas y otras falacias en Latinoamérica a través de un video titulado "Católicas por el Derecho a Decidir" y de tiras cómicas como Y María fue consultada para ser Madre de Dios. Este folleto es una de las publicaciones más sacrílegas de esta organización en el cual afirman, que Dios le dió a la Santísima Virgen la oportunidad de decidir si quería ser madre o no, y que por lo tanto toda mujer embarazada tiene el "derecho" a decidir si abortar o no.
Es muy preocupante la relación entre la CFFC y los movimientos de Mujeres-Iglesia (Women-Church) y Nueva Era, que se han infiltrado en la Iglesia Católica. La escritora católica Donna Steichen ha indicado que "Mujeres-Iglesia y la CFFC están íntimamente vinculadas". De hecho, una de las fundadoras del movimiento Mujeres-Iglesia, Rosemary Radford Ruether, considerada por algunos como "teóloga católica", es miembro de la junta directiva de la CFFC y feminista que apoya el aborto. Ruether ayudó a unir a muchos de los grupos feministas en una coalición llamada Convergencia de Mujeres-Iglesia (Women-Church Convergence), "cuyo fin común es reinterpretar el Evangelio segun el enfoque de la liberación de la mujer". Ruether también ha dicho que Mujeres-Iglesia es un movimiento de "cristianismo radical", que "tiende a ver la religión tradicional como falsa o en decadencia" y que "prevee la Nueva Era esperando que nazca pronto sobre la tierra".
Bajo la dirección de Ruether y también de la "teóloga", Dianne Neu, codirectora de la Alianza de Mujeres pro Teología, Ética y Ritual o WATER (Women's Alliance for Theology, Ethics and Ritual), organización "católica" en los EE.UU. que colabora estrechamente con la CFFC, las feministas antivida han creado sus propias "liturgias" de los ciclos de la vida, incluso rituales para marcar el comienzo de la menopausia, la unión de una pareja lesbiana, la "procreación responsable" en la que la mujer embarazada "ora" a la "diosa Sofía" en busca de "sabiduría" para ayudarle a decidir si abortar o no al hijo que lleva en sus entrañas y para el entierro de la criatura por nacer después de haberla abortado.
La CFFC colabora, entre otras, con las siguientes organizaciones proabortistas de los EE.UU.: la Organización Nacional para la Mujer (National Organization for Women); la Liga Nacional de Acción pro Derecho al Aborto (National Abortion Rights Action League); la Paternidad Planificada (Planned Parenthood); Los Católicos Hablan Abiertamente (Catholics Speak Out); la Conferencia para la Ordenación de Mujeres (Women's Ordination Conference), etc.
En 1991 y en 1992, la CFFC creó, respectivamente, el Proyecto Hispano (Hispanic Project) y la Iniciativa Latina (Latina Initiative), para "educar" a las organizaciones latinas de los EE.UU. a favor del aborto y la anticoncepción (véase el cuadrito). Evidentemente, la CFFC está más activa entre los latinos de los EE.UU. que la mayor parte de las organizaciones provida de la nación.
La CFFC ha extendido su influencia a Latinoamérica. Kissling viaja por esos países y recibe una gran publicidad por parte de los medios de comunicación. Su principal rama en la América Latina se denomina "Católicas" por el Derecho a Decidir (CDD), y su coordinadora es la Dra. Cristina Grela. La CDD tiene su sede en Uruguay y filiales nacionales en México, Argentina, Brasil, Nicaragua y Chile. Su principal medio de comunicación es la revista Conciencia Latinoamericana.
En el Brasil, la CDD publicó y distribuyó un folleto en portugués titulado Una historia no contada ("Una história nao contada"), en el cual expone sus propias ideas sobre el aborto. El folleto carece de seriedad y distorsiona la postura que la Iglesia ha sostenido a través de la historia. La CDD también se ha unido a otras organizaciones para producir una película que aboga por la legalización del aborto, exhibida al Senado Federal de Brasilia durante una audiencia pública donde se debatía el proyecto de ley para la legalización del aborto. Todos los senadores recibieron copias de dicha cinta.
Mujeres e Iglesia: sexualidad y aborto en América Latina es el primer libro de la CFFC por varias autoras latinoamericanas. Siguiendo los pasos de las feministas antivida de los EE.UU., las autoras atacan a la Iglesia Católica y promueven el paganismo precolombino, el "derecho" al lesbianismo, el anticatolicismo, el aborto, la anticoncepción y el feminismo extremista antivida vinculado a la Nueva Era.
La CFFC se ha unido a otras organizaciones feministas antivida de los países iberoamericanos para establecer la Red de Salud para la Mujer Latino-americana, cuyo objetivo es promover "la salud de la reproducción" y los "derechos de la repro-ducción". Esta Red publica una revista en español titulada Revista de la Red de Salud/Isis Internacional, en Santiago, Chile y se distribuye en Latinoamérica por medio de su servicio de información, Isis Internacional, la principal organización feminista antivida del continente.
La CFFC colabora estrechamente con otras organizaciones antivida y antifamilia a nivel internacional, como la Coalición Internacional para la Salud de la Mujer (International Women's Health Coalition); la Red Mundial de Mujeres para los Derechos Reproductivos (Women's Global Network for Reproductive Rights); la Asociación Unitaria Universalista (Unitarian Universalist Association); la Federación Internacional de Planificación de la Familia o IPPF (International Planned Parenthood Federation); la Organización de la mujer para el Medio Ambiente y el Desarrollo o WEDO (Women's Enviroment and Development Organization) y la Coalición para la Salud de la Mujer(Women's Health Coalition), que pretendieron imponer su propio plan de acción antivida y antifamilia en todo el mundo a través de la Conferencia sobre Población y Desarrollo de las Naciones Unidas, que se celebró en El Cairo, Egipto, en septiembre de 1994. En 1993, la CFFC logró reunir en dos ocasiones a representantes de 40 grupos feministas para prepararlas para esa Conferencia.
El pasado 21 de marzo, un panel de la Organización de Naciones Unidas (ONU) acreditó a esta malvada organización y a tres de sus filiales en la América Latina como Organiza-ciones No Gubernamentales (ONGs), autorizándoles su partici-pación en la Conferencia Mundial sobre la Mujer en Pekín en septiembre del corriente. La Santa Sede intentó inútilmente convencer a los oficiales de la ONU acerca de la falsa identidad "católica" de la CFFC. Es insólito que la ONU haya aceptado a un grupo que no representa en lo absoluto a la Iglesia Católica y que al mismo tiempo le haya negado status de ONG a varios grupos cristianos y provida para esta Conferencia. (En el próximo boletín informaremos más sobre este asunto.)
Los dirigentes de la CFFC deben de ser públicamente desenmascarados como anticatólicos, antivida, antifamilia, y en realidad, contra la mujer. De otro modo, el daño que ya están causándole a la Iglesia Católica y a la causa provida continuará siendo incalculable.
Organizaciones latinas en EEUU con las que colabora la CFFC:
-- Liga de Ciudadanos Latinoamericanos Unidos o LULAC (League of United Latin American Citizens)
-- Asociación Nacional Mexicoamericana o MANA (Mexican American National Association)
-- Conferencia Nacional de Mujeres Puertorriqueñas o NACOPRW (National Conference of Puerto Rican Women)
-- La Raza
-- Consejo de Mujeres Hispanoamericanas
-- Consejo Hispanoamericano para la Salud (Hispanic Health Council)
-- Coalición de Organizaciones Hispanas de Servicios Humanos y Sanitarios o COSSMHO (National Coalition of Hispanic Health and Human Services Organizations)
-- Mujeres Latinas en Acción
-- Fondo Mexicoamericano para la Defensa en Derecho y la Educación o MALDEF (Mexican American Legal Defense and Education Fund)
-- Consejo Nacional Latina de Nueva York (New York's National Latina Council)
-- La Coalición Femenina en los Sindicatos (The Coalition of Women in Trade Unions)
-- Conferencia Nacional de Mujeres Puertorriqueñas o NACOPRW (National Conference of Puerto Rican Women)
-- Fondo Puertorriqueño para la Defensa en Derecho y la Educación (Puerto Rican Education and Legal Defense Fund)
-- Pro Mujer de Puerto Rico
Fundaciones de Estados Unidos que le han dado fondos a la CFFC. Desde hace más de una década 35 fundaciones de los EE.UU. han estado proporcionándoles cuantiosos fondos a distintas organizaciones, para que los usen en actividades contra la vida y el catolicismo en EE.UU., en la América Latina y en otros lugares del mundo. Entre 1980 y 1994, más de $8 millones de estos fondos le han sido otorgados por estas fundaciones a la institución pro abortista y anticatólica "Catholics for a Free Choice" o CFFC (véase la lista al final).
La naturaleza antivida y anticatólica de los donativos otorgados por estas fundaciones, es evidente en las descripciones de los mismos: "Guía para los católicos a favor de la libre elección [es decir, del aborto]" (Fundación Packard, 1991); "contrarrestar los esfuerzos de la Iglesia Católica Romana para limitar el acceso legal al cuidado de la salud reproductiva [= anticonceptivos y abortivos dañinos para la mujer]" (Fundación General Service, 1988); "proporcionarles a los ciudadanos católicos una alternativa racional a la doctrina de la Iglesia" (Fundación Clark, 1985), etc.
Desde 1986, la CFFC ha recibido $1.5 millones específicamente para promover el aborto y el anticatolicismo en la América Latina a través de las "Católicas por el Derecho a Decidir", su rama latinoamericana, cuya sede se encuentra en el Uruguay. La CDD está muy activa en toda la América Latina promoviendo el control de la población, el aborto, la anticoncepción y la educación sexual hedonista.
Debido a la amplitud de este tema, solamente ofrecemos en este artículo algunos datos sobre las 5 fundaciones que más dinero les han dado a la CFFC, a la CDD y a otras organizaciones antivida que operan en la América Latina y en otras partes del mundo.
La Fundación Ford es la mayor contribuyente de la CFFC, a la cual le ha otorgado $2,109,560 desde 1982. Esta fundación también le ha concedido $190,500 a Isis Internacional, la principal organización feminista antivida de la América Latina, cuya sede se encuentra en Santiago, Chile. Otra organización agraciada por la Fundación Ford con $25,000, es Family Care International, promotora de la Iniciativa para la Maternidad sin Riesgos, una estrategia para legalizar el aborto en Latinoamérica y otros continentes. También el Grupo de Mujeres de San Cristóbal de las Casas, del Estado de Chiapas, México, recibió $85,000 de esta fundación. Este grupo fue el promotor de la legalización del aborto en ese estado.
La Fundación Sunnen es la segunda mayor contribuyente de la CFFC, a la cual le ha otorgado, desde 1979, $1,091,700. En la década de los 80, esta fundación mantuvo a flote a la CFFC, durante sus primeros años de escacez, con donativos anuales entre $70,000 y $100,000.
Aunque la Fundación MacArthur empezó a otorgarle fondos a la CFFC en 1991, ha compensado con mucho su "tardío comienzo". Sólo en 1991, la Fundación MacArthur le donó $375,000 a la CFFC, seguidos de $525,000 en 1993, para un total de $900,000, lo cual la convierte en la tercera mayor contribuyente de la CFFC. Es alarmante el hecho de que ambos donativos fueron otorgados respectivamente "para programas latinoamericanos" y "para apoyar los programas latinoamericanos de la organización [CFFC]."
La Fundación Gund ocupa el cuarto lugar en la lista de las mayores contribuyentes de la CFFC, a la cual le ha contribuído con $481,208 desde 1981. En 1987 esta fundación le donó $25,000 a CFFC para "apoyar el disenso católico en el tema del aborto".
La Fundación Educativa de América o EFA (Educational Foundation of America) es la quinta mayor contribuyente de la CFFC, a la cual le ha donado un total de $462,900. La EFA también les ha otorgado fondos a muchas otras organizaciones que están a favor del control de la población y del aborto. En 1993, por ejemplo, la EFA le otorgó donativos al Alan Guttmacher Institute, que es el instituto de investigación de la IPPF; a tres filiales de la IPPF; y a la clínica de abortos Reproductive Health Services en St. Louis, Estado de Missouri, EE.UU.
Los fiduciarios de estas fundaciones necesitan saber que los ciudadanos de la América Latina, se oponen totalmente a que se utilice todo este dinero extranjero para destruir la vida humana y la fe de sus compatriotas.
Lista completa de las fundaciones que le han otorgado fondos a la CFFC:
Ford $2,109,560 - Sunnen 1,091,700 - MacArthur 900,000 - Gund 481,208 - EFA 462,900
Packard 445,000 -Gneral Service 336,700 - Public Welfare 298,000 - Huber 275,000 - Scherman 240,000 - Clark 192,000 - Gerbode 165,000 - Fikes 135,000 - John Merck 133,775 - Cummings 118,500 - Brush 104,853 - Noyes 100,000 - Prospect Hill 92,000 - N. Shore Unitarian 85,000
Moriah 70,000 - Babcock 60,000 - Tides 35,000 - Compton 30,000 - Ruth Mott 24,625 -
Jurzykowsky 20,000 - Norman 20,000 - Playboy 20,000 - Ms 15,500 - Weeden 15,000
Field 15,000 - J.R. MacArthur 10,000 - C.S. Fund 10,000 - Ottinger 10,000 - Rockefeller Dayton 9,947 - Cabot 7,529 - TOTAL: $8,138,797

Não seria interessante que os ministros do STF tomassem conhecimento desse texto?

sábado, 23 de agosto de 2008

Solene Bênção do Santíssimo Sacramento

Pompa, ritual solene e tradicional da Santa Igreja Católica: cerimônias sacrais realizadas numa igreja toda envolta num ambiente propício para a adoração do Santíssimo. É o que se vê nessa Bênção do Santíssimo Sacramento realizada na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Arautos do Evangelho.
Parte 1

Parte 2

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Fundador do "Lar da Mãe" fala sobre sua instituição

Apresento na íntegra, entrevista do padre Rafael Alonso, fundador do "Lar da Mãe", cuja missão se poderá verificar na postagem anterior.
ROMA, domingo, 6 de julho de 2008 (ZENIT.org).- Assim como a dimensão mais profunda da crise que a Igreja atravessou em anos passados está na falta de fé na Eucaristia, sua força reside no amor por esse sacramento, assegura o fundador de uma das novas realidades eclesiais, após o Congresso Eucarístico Internacional de Québec.
O Pe. Rafael Alonso Reymundo, nascido na Espanha em 1947, fundou o Lar da Mãe, família espiritual estendida por vários continentes com um ramo feminino de religiosas, um masculino de sacerdotes, assim como com leigos jovens e adultos. No centro de sua espiritualidade está o amor pela Eucaristia, como explica nesta entrevista concedida à Zenit.

–O senhor não acha que a maior crise da Igreja, nesta e em outras épocas, deve-se à falta de fé na Eucaristia?

–Pe. Rafael: A falta de fé na Eucaristia é uma dimensão a mais – ainda que eu ache que é a mais profunda – da grande crise de fé em que estamos mergulhados por causa da soberba do homem, que pretende, se pudesse, sentar julgar o próprio Deus e condená-lo.
Eu conheci de perto muitos casos de alteração da fé eucarística.
Lembro que quando estive nas Milícias Universitárias – uma facilidade que se dava aos universitários para harmonizar os estudos com a obrigação de fazer o «serviço militar» na Espanha –, conheci um jovem a quem podemos chamar de Eugênio.
Esse jovem havia saído do noviciado de uma instituição missionária bem conceituada, que sofreu uma grande crise vocacional nos anos do pós-concílio, e estudava medicina. Concretamente, o mestre de noviços fornecia constantemente aos seminaristas livros de marxismo, comunismo, teologia da libertação, etc. O resultado foi que todos saíram da instituição, inclusive o mestre de noviços. Eugênio queria imitar o Che Guevara.
E ali estava ele. Fazendo a «mili» comigo e na minha barraca. Éramos cerca de 5 mil jovens universitários naquele acampamento. O interessante é que ele ia à missa livremente e comungava; mas durante o dia blasfemava, cantava canções contra o Papa, contra a Igreja, etc. Eu tentei conscientiza-lo de sua incoerência. E lhe pedi que deixasse de comungar nesse estado. E lhe perguntei: por que você comunga? Ele me disse para ele tinha um valor simbólico: comungava no meio do povo operário explorado pelos capitalistas. Eu lhe sugeri que levasse um pedaço de pão à barraca de acampamento e que o comesse na frente de todos. É uma simples história que ilustra essa grande crise de fé que deu frutos tão amargos. Deve-se pensar se a relação dos fiéis com Cristo Eucaristia não foi se destruindo e foi substituída pela televisão e outras formas de evasão e distração do «único necessário». E isso afetou em grande parte as comunidades religiosas e de consagrados. É difícil analisar as causas disso. Mas acho, como Paulo VI, que também existe um elemento estranho, espiritual e pessoal que interveio e que foi mencionado em «O Credo do Povo de Deus».

–A força dos primeiros cristãos era a Eucaristia. O senhor não vê muitas semelhanças entre o mundo em que aqueles discípulos e apóstolos viveram e o mundo de hoje?

–Pe. Rafael: Um padre jesuíta dizia que a Eucaristia era o «pão que alimenta leões».
Eu comentei esta frase muitas vezes aos jovens e os alentei a alimentar-se d’Ele.
O leão está em muitos escudos heráldicos. Representa a força.
O leão é o mais forte dos animais selvagens, ou pelo menos foi considerado assim pelos homens.
Acho que a Eucaristia é nossa força, nosso vigor. Assim nos disse Jesus Cristo: «quem come minha carne e bebe meu sangue tem vida», o que quer dizer que se não comemos sua carne e não bebemos seu sangue, não temos vida, ou seja, morremos sobrenaturalmente.
Quando Santo Inácio de Antioquia diz que quer «ser trigo moído nos dentes dos leões» é para tornar-se Eucaristia com Cristo. Certamente, é da Eucaristia que tiravam a força. Os futuros mártires do norte da África foram exortados a abandonar a celebração eucarística dominical e eles responderam: «Não podemos viver sem a Eucaristia».
Na atualidade acontece a mesma coisa. Os cristãos que têm consciência de sê-lo e estão bem formados tampouco podem viver sem a Eucaristia. Como passar uma semana sem a celebração eucarística dominical? Acho que em muitos grupos se recuperou essa sensibilidade para com a Eucaristia. E creio também que o responsável por isso é o faz o Espírito Santo, que nunca abandona a Igreja.
Impressionou-me a intervenção de Elizabeth Nguyen Thi Thu Hon, irmã do cardeal Francisco Xavier Nguyen Van Thuan, no passado Congresso Eucarístico Internacional, celebrado em Québec, no qual apresentou textos desconhecidos de seu irmão, desde a prisão no Vietnã. Ele dizia aos seus pais: «Queridos papai e mamãe, não pesem seus corações com a tristeza. Vivo cada dia unido à Igreja universal e ao sacrifício de Jesus». Considero que estes são nossos confessores e mártires de hoje.
E a união entre eles e os mártires dos primeiros séculos, e em todos os séculos, é constituída pelo amor de Deus, que vem a nós muito especialmente na Eucaristia.

– O senhor viu o amor à Eucaristia refletido em algumas pessoas?

–Pe. Rafael: Certamente sim. Eu sou devedor de muitas pessoas que me ajudaram a penetrar na profundidade do mistério eucarístico. Elas foram e são ícones e pontos referenciais em minha vida eucarística. Em primeiro lugar, quero prestar uma homenagem à Providência, que me fez conhecer um sacerdote romeno. Não sei o nome dele. Ele já deve estar contemplando Àquele a quem adorou na terra. Eu o ajudei na missa. Era um vigário geral de uma diocese romena. Na época do comunismo, ele passou – segundo me disse – 36 anos na prisão, não seguidos. «Conheci todo tipo de celas. Também as de castigo» – disse. Ele foi à Espanha porque admirava seu «catolicismo». Infelizmente ele saiu decepcionado. Ele me mostrou uma maletinha. Tinha fundo duplo. E me explicou que ia celebrar a Eucaristia vestido de encanador, com essa maletinha de «trabalho» pelas casas, na Romênia. Tirou um cálice dela. Era de prata, com o interior de ouro. Bastante grosso e pesado. Mostrou-me as pequenas formas que consagrava e os mini-corporais. Tudo diminuto.
Suas palavras me impressionavam. A seu lado eu era uma pulga na fé. Celebrou a missa. E eu o ajudei. A unção religiosa que ele irradiava me colocada frente ao mistério insondável que se tornava quase tangível. Ele orava profundamente.
Não posso esquecer tampouco o servo de Deus, Pe. Tomas Morales, S.J. (+1994), meu diretor espiritual. Sua forma de celebrar era solene, majestosa, recordava Pio XII. Para quem estava na celebração, parecia que o tempo parava e os presentes ficavam absortos no mistério.
E ultimamente não posso esquecer dois dias nos quais celebramos o Corpus Christi. Um foi com Sua Santidade o Papa João Paulo II. O último que ele pôde presidir. A missa foi celebrada pelo Cardeal Ruini. Acabada a missa, o Papa subiu no veículo em que o Santíssimo estava. Ele estava com muita dor e sofrimento, mas com os olhos fixos em Jesus Cristo Sacramento. Ele percorreu a Via Merulana em posição de adoração. Vê-lo era dizer: que fé este homem tem! E eu desejava ter uma fé como a dele.
E tive a mesma sensação no Corpus Christi deste ano, passado com Sua Santidade Bento XVI.
E há uma ingente multidão de almas profundas e simples, entregues ao Senhor, que modelaram e continuam modelando meu espírito, porque vejo nelas um autêntico amor e abertura ao mistério de Deus conosco.
Eu acho que nós, pastores, devemos aprender desses modelos para poder construir o Reino de Deus fundamentado em Cristo Eucaristia. E converter-nos, nós também, em modelos para nossos fiéis.

–Como o senhor descobriu, em sua vida, a presença real de Jesus no sacramento?

–Pe. Rafael: Eu tive a oportunidade de nascer em uma Espanha cheia de fé. A dimensão eucarística era co-natural ao nosso desenvolvimento cotidiano. A fé fazia parte de nossa vida.
Meus pais foram os que me levaram à missa dos domingos. Nunca opuseram resistência à transmissão da fé.
Desde que eu era criança, íamos em grupo da escola à catequese com o senhor pároco, que se chamava Juan. Era um homem de baixa estatura e enfermo, mas bom e zeloso do bem e do progresso espiritual de sua paróquia. Ele me catequizou e me admitiu entre seus «coroinhas». Eu lembro que a missa era muito cedo e, contudo, eu me levantava com grande vontade para «ajudar na missa». Aprendi as orações em Latim, as que tinha de responder ao sacerdote, através de uma cartolina impressa a duas cores. O que devia aprender estava de cor negra.
Servindo no altar, aprendi a amar o sacerdócio e a Eucaristia.
Outro fator importante foi o colégio.
Fui ao colégio da Sagrada Famíli, dos irmãos Maristas de Cartagena (Espanha). Existia o costume de solenizar o mês de maio com atos em honra de Nossa Senhora. E às quintas-feiras desse mês se celebrava a exposição do Santíssimo. Em uma quinta-feira do mês de maio, estando no segundo banco da fila da esquerda, olhando para o altar, eu senti o Senhor vivo na Eucaristia. E Ele me disse: «Tu vais ser meu, só meu, totalmente meu». Não ouvi isso com palavras exteriores. Ouvi em meu interior. Como se as palavras estivessem impressas em meu coração. Essas palavras correspondem exatamente ao que senti. Não outras.
É claro que essa experiência me marcou. Eu tinha cerca de 12 anos. E nos anos da infância e adolescência é quando mais se imprimem as experiências espirituais. E duram a vida toda.
Creio sinceramente que foi um processo onde intervieram a família, o colégio, a paróquia, a Ação Católica e a Cruzada de Santa Maria. Foi um crescimento constante e acho que ainda devo crescer mais no aprofundamento desse Sacramento.

–O senhor criou o Lar da Mãe que permitiu que muitas pessoas redescobrissem a fé na Eucaristia. Como fazem isso?

–Pe. Rafael: Não fazemos nada extraordinário. A Igreja tem os tesouros espirituais e os entrega a nós. Nós estamos atentos aos ensinamentos da Igreja.
Quando eu era um sacerdote recém-ordenado, meu bispo, o cardeal Marcelo Martín, de Toledo (Espanha), permitiu-me continuar exercendo a função de catedrático de Geografia e História no Instituto no qual lecionava antes. E me nomeou vice-reitor do Colégio Diocesano Nossa Senhora dos Infantes. Compreendi que o Senhor me colocava numa situação privilegiada para o apostolado com a juventude. E entendi que tinha de ser Ele quem atuasse neles. Só assim a mensagem que queria transmitir em suas almas chegaria a tocá-las.
Então eu centrei tudo em colocá-los em contato com Cristo Eucaristia, sabendo que Ele podia falar a seus corações, melhor que eu, o que necessitavam. E comecei a celebrar a Eucaristia meia hora antes de entrar nas aulas. E todos os dias eu lhes explicava um ponto do livro «A alma de todo apostolado», um magnífico tratado sobre a oração, de D.J. Chautard.
Depois começaram a perguntar-me mais coisas sobre a oração. Aproveitei a ocasião para organizar uns exercícios espirituais de 4 dias em uma casa dos Padres Franciscanos em Arenas de San Pedro (Ávila). No silêncio e na oração, aprofundaram mais no significado, conteúdo e realidade da Eucaristia.
O Senhor lhes falou muito, como sempre faz quando se oferece à juventude as verdades que a Igreja guarda.
O que os jovens rejeitam é um cristianismo light, um mini-evangelho à medida de seus gostos. Eles anseiam é a Verdade. E a Verdade é Jesus Cristo. Ele enche seus corações de esperança. Não gostam da mediocridade, e menos ainda que lhes ocultem a verdade. Quando a encontram, muitos se entregam.

Lema do Lar da Mãe: Eucaristia, devoção à Nossa Senhora e amparo à juventude

O Lar da Mãe é uma das novas realidades em auge dentro da Igreja, com a missão específica de defender a Eucaristia, viver uma devoção especial por Maria e trabalhar com os jovens para aproximá-los de Jesus Cristo. Com a característica de que entre os meios que usam para a evangelização se encontram os meios de comunicação social. Seu fundador é o sacerdote espanhol Rafael Alonso Reymundo. O ramo feminino do movimento de jovens do Lar da Mãe nasceu em 1982, no túmulo de São Pedro, em Roma, como sinal de fidelidade ao Papa. No ano seguinte, no mesmo lugar, nascia o ramo masculino. Pouco depois começavam seu caminho os consagrados do movimento: as Servas e Servos do Lar da Mãe. No ano de 1995se constituía a Comunidade de Adultos do Lar da Mãe, formada por seculares que partilham a mesma espiritualidade. Em 2001 respondendo ao chamado do Papa João Paulo II a que os cristãos participem nos meios de comunicação para contribuir de maneira mais efetiva na nova evangelização, o Lar da Mãe inaugurou um canal de televisão, dando inicio à sua produção televisiva sob o lema: "Ontem, hoje e sempre: a Verdade". Em 2003 começou a emissão de uma freqüência de rádio: Radio H.M., que atualmente pode ser seguida através da Internet. Ao mesmo tempo, as Servas do Lar da Mãe iniciaram atividades fora da Espanha. A primeira foi em Roma, em outubro de 2002. Pouco depois partia a primeira comunidade missionária rumo a Chone (Equador). Depois de um ano chegaram aos Estados Unidos, fundando casas na Flórida, precisamente na Universidade Ave Maria e em Jacksonville. Nos anos sucessivos realizaram outras fundações. Com somente 26 anos de vida, o Lar da Mãe é uma nova realidade apostólica que se destaca por saber conjugar uma grande fidelidade à Igreja à utilização dos modernos meios de comunicação. Entre seus trabalhos apostólicos destaca-se o compromisso que as “Servas do Lar da Mãe” assumiram com a agência de notícias H2onews, onde desde o inicio deste serviço se ocupam da edição diária e da montagem dos vídeos em nove idiomas nos quais são publicadas as noticiais.

Cresce número de católicos no mundo


Crescem em torno de 1,4% os católicos no mundo e aumenta o número de sacerdotes e seminaristas, sobretudo na África, Ásia e América. É o que diz o Anuário Pontifício 2008, que refere dados que vão de 2000 a 2006. Os católicos no mundo são 16 milhões a mais em relação ao ano precedente, e no total são um bilhão e 131 milhões, quase 1/5 da população mundial. A metade dos fiéis vive no continente americano, enquanto na Europa a presença católica fica em torno de 25%, e 10% na Ásia. Além disso, cresce pouco mais de 350 unidades o número de bispos. Esta tendência é mais acentuada na América e na Ásia, enquanto se apresenta um pouco abaixo da média geral na África, Europa e Oceania. Já os sacerdotes passaram de 405 mil a mais de 407 mil, com uma variação total de 0,51%. Sua presença no mundo vem aumentando progressivamente desde 2000, com um redimensionamento na Europa e na América em favor da África e Ásia. Também aumentaram em 0,9% os seminaristas, no total mais de 115 mil, mas a maioria vive nas Américas, seguidas por África e Ásia. A Europa fica somente em quarto lugar. Também estão aumentando as religiosas. Somente na África e na Ásia são cerca o dobro dos sacerdotes e 14 vezes o número dos religiosos não ordenados.

Bênção do Sacrário da Igreja Nossa Senhora do Rosário

Mais uma cerimônia religiosa cheia de magnificência e tradição realizada pelos Arautos do Evangelho. Trata-se da bênção do sacrário da Igreja de Nossa Senhora do Rosário realizada pelo padre João Clá.
Parte 1

Parte 2

Parte 3

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Aumentam seitas satânicas na Itália

A agência Zenit, em seu boletim do dia 19, revela que aumentam as seitas satânicas na Itália. No entanto, é importante que se frise, esse problema não é restrito somente à Itália, mas um problema mundial. Haja vista a necessidade de um Congresso de exorcistas a ser realizado no México, conforme nossa postagem do dia 18 último (ver "Congresso de Exorcistas"). Quase meio milhão de pessoas mantêm contato com estas organizações somente na Itália.
"ROMA, terça-feira, 19 de agosto de 2008 (ZENIT.org).- O fenômeno das seitas satânicas cresce na Itália e afeta jovens cada vez mais jovens, revela Aldo Bonaiuto, responsável do serviço anti-seitas da Associação João XXIII, em uma entrevista concedida à Rádio Vaticano.
«Segundo as estatísticas mais recentes, ao menos meio milhão de pessoas tem contato mais ou menos freqüente com estas organizações, conhecidas geralmente através da música, dos filmes e dos sites da internet», explicou.
O fenômeno está em crescimento, explicou Bonaiuto, e tem parte de sua explicação na mensagem cultural atual, que presta uma forte atenção ao tenebroso e ao macabro.
«Estão se difundindo mensagens desse tipo desde nossas telas; os jovens, todos os dias, em todas as partes, estão rodeados por estas mensagens, nas quais se fala mais do mal que do bem, mais da morte que da vida, mais do demônio, de Satanás, que de Deus, que é o autor da vida.»
É necessário, segundo Bonaiuto, «não banalizar o fenômeno», especialmente com os jovens e adolescentes, que «com freqüência se aventuram a provar... Não esqueçamos que dentro destas seitas quase sempre há consumo de drogas, assim como ritos muito particulares nos quais sempre há presença da sexualidade, e os jovens se deixam influenciar».
Diante disso, é necessária, segundo Bonaiuto, uma maior sensibilização e formação nas escolas, especialmente através dos professores de religião, e nas paróquias, às quais com freqüência se recorre em busca de um exorcismo. Para isso, acrescenta, é fundamental a correta formação dos sacerdotes.
«Trata-se de um fenômeno social constituído por grupos e personagens que às vezes não têm nada a ver, de fato, com o demônio, mas que criam estas associações com fins lucrativos, para submeter e manipular as pessoas e depois obter lucro», conclui.

Mais santos e beatos mexicanos

O México está se tornando um celeiro de santos. O primeiro e mais antigo santo das Américas é o índio San Juan Diego, seguido de dezenas de mártires da Revolução comunista do início do século passado como o Beato Pró, São Toríbio Romo e outros. Agora, noticia-se que mais ou menos seis novos santos e beatos estão sendo propostos pelos bispos para a Causa dos Santos.
“Numa época e ambiente seriamente afetados pela degradação social por causa da corrupção, libertinagem e muitos antivalores que contradizem a vida reta e afastam de Deus, urge propor e dar a conhecer como modelos de virtudes humanas e cristãs a esforçados homens e mulheres, próximos a nós na geografia e no tempo”. Assim inicia a notícia o “Semanário”, órgão católico da arquidiocese de Guadalajara, México, dando conta do início dos processos de candidatos a beatos e santos daquela localidade. “Pedimos insistentemente a Deus um milagre patente, claro e bem documentado, pela intercessão dos Beatos Anacleto González Flores e Companheiros Mártires, beatificados no Estádio Jalisco em 20 de novembro de 2005, para que sejam reconhecidos como santos da Igreja Universal”, expressou com veemência Monsenhor José Trinidad Gozález Rodríguez, Bispo Auxiliar da Arquidioces de Guadalajara e Presidente da Comissão Diocesana para as Causas de Canonização. Segundo o “Semanário” existem atualmente dois ou três casos em estudo e investigação, supostamente milagrosos, ainda que existam mais, para que de todos sejam selecionados um ou dois dos considerados palpáveis e irrefutáveis, enviando-os em seguida à comissão romana para prévios análises de médicos, teólogos e canonistas, para, finalmente, decidir a Santa Sé. O Prelado disse que “no trabalho comum com a diocese de San Juan de los Lagos, temos o projeto relativo a duas jovenzinhas, Josefa e Coleta, do povoado de Degollado, em Jalisco (espécies de “Goretti” mexicanas), as quais foram tomadas prisioneiras pela tropa a mando de um facínora, um tal de Chávez, nos tempos da Revolução, e levadas ao quartel não precisamente para fazer tortas ou guiar a reza do Rosário. Jovens muito bonitas eram elas. No caminho, sem embargo, e sem por-se de acordo, se livraram da escolta e se lançaram nos tachos ferventes de uma saboaria para defender sua pureza”.
Verdadeiramente admirável é um sucesso muito parecido, que se investiga arduamente a respeito de sua origem, trajetória e até do nome da outra virtuosa jovem. O bispo González Rodríguez o contou assim: “Descobrimos que aí mesmo, em Degollado, e por esses dias, o próprio foragido Chávez raptou e levou para sua casa outra jovem, de idade similar à de Coleta e Josefa, e cujo nome ignoramos de momento, pensando em abusar dela com facilidade. E, como ela resistisse, a foi mutilando até matá-la. Se supõe que conservou sua virgindade e, de prosseguir as investigações, seriam três as jovens, na mesma população e circunstância, as candidatas à canonização”. Esta última menina dizia a Chávez: “Não vou pecar contigo, mas pedirei a Deus por ti”. Com o tempo, o indivíduo depravado adoeceu gravemente, converteu-se pela graça divina, arrependeu-se, passou a comungar diariamente e morreu como bom cristão”.
“Nisto observamos o poder intercessor das que ele fez mártires, e se reedita prodigiosamente o caso da adolescente Maria Goretti, santa italiana”, completou o prelado. Há tamtém o impressionante exemplo de Dom Rafael Valdez, pai de dois sacerdotes do norte de Jalisco, quem ofereceu sua vida em troca de que libertassem, durante a perseguição à Igreja, a seu filho Ángel, que na época era Ministro na Vila Guerrero, de onde foi preso e sentenciado ao paredão de fuzilamento. Como genuíno mártir, Dom Rafael primeiramente foi torturado e depois morto como ovelha no matadouro. O Padre Ángel, posteriormante, foi Pároco e Canônico da Basílica Colegiada de San Juan de los Lagos. Seu irmão, o Pe. Nicolas Valdez Huerta, também Pároco e depois Professor do Seminário Diocesano, descatou-se como compilador de testemunhos e dados da “La Cristiada”, e por isso foi valiosíssima fonte de investigação dos historiadores.
Outro sacerdote lembrado nos processos é Roberto Cuéllar, fundador da “Ciudad de los Niños”, primeiro padre diocesano e depois da Companhia de Jesus. Leigos presbíteros que, desde pequenos, foram beneficiados por ele, impulsionam agora seu processo rumo à beatificação. É considerado um Benfeitor de Guadalajara.
Há também, nesta relação, um religioso Marista, o Irmão Basílio Rueda: oriundo de Santa Ana Acatlán, realizou sua obra, de projeção internacioal, em Guadalajara. Não era presbítero nem diácono, apenas um irmão leigo dedicado à educação superior dos maristas em escala mundial, tido como mestre de espiritualidade, autor de centenas de cartas, livros e outros escritos que o retratam como um genuíno apóstolo.
Não falta um bispo, Frei Antonio Alcalde y Barriga (que regeu uma diocese de 1771 a 1792), o qual assim o descreve Mons. González: “Nossos historiadores têm estado trabalhando intensamente na Causa do Bispo Alcalde, da Ordem dos Pregadores (dominicano). Encontramos documentos de Cigales, Espanha, onde nasceu e viveu, muito favoráveis. É todo um personagem, pois foi primeiramente meritório bispo de Yucatán. Aqui em Guadalajara, com uma estima e reconhecimento enormes. Sem dúvida será um santo com uma alta apreciação a níveis acadêmicos e de médicos, sociólogos, etc., devido a sua imponente figura, tão significativa”.
Oração pela canonização do Irmão Basílio Rueda Guzmán
“Deus Pai bom e misericordioso, que concedeste a teu servo, o Irmão Basílio Rueda Guzmán, um coração atento às necessidades dos demais, uma terna devoção a nossa Boa Mãe e uma grande paixão por ampliar teu Reino, vos damos graças pelo dom precioso de sua vida, para o Instituto Marista e para tua Igreja.
Te pedimos a graça de que seja elevado à honra dos altares, e permita que o invoquemos em nossa ajuda quando os problemas nos angustiem e a enfermidade nos debilite.
Hoje te pedimos por sua intercessão... (intenção particular)
Para que, livre de seus males e preocupações, possa louvar-te agora e pare sempre. Amém.

CNBB divulga novo layout de seu site

Abaixo a notícia divulgada pela própria CNBB:
O novo site traz como novidade a leveza e a objetividade. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, com alegria, apresenta o novo layout de sua página na web. Fruto de um intenso trabalho, a nova página traz como novidade a leveza e a objetividade que haverão de facilitar o caminho dos que têm nosso site como fonte de informação e de formação. Quisemos, ainda, com esta nova configuração, proporcionar um melhor conhecimento da estrutura e organização da CNBB.
Um olhar atento nos fará perceber que, abrindo o site, a primeira página apresenta a CNBB em sua estruturação organizacional. Assim, na parte superior, temos uma imagem em movimento mostrando o interior da capela e a fachada externa da sede da CNBB. Logo abaixo, há uma primeira barra, horizontal, contendo um menu que traduz a organização institucional da CNBB, incluindo, especialmente, os Regionais e as Comissões Episcopais. Além disso, há os links para a Santa Sé e para o Celam, significando a comunhão da Igreja do Brasil com a Igreja de Roma e Latino-americana.
Logo abaixo, temos os links que nos remetem a outros organismos e aos vários serviços que constituem a CNBB em sua dimensão pastoral. Tendo a informação como uma de suas metas, na perspectiva de tornar públicas as ações e o pensamento da Igreja do Brasil, já nesta página uma foto-legenda chama nossa atenção para notícias que são destaque, dando desta forma, dinamicidade e atualidade ao site.
Conscientes da imprescindibilidade dos meios de comunicação na evangelização, especialmente da rede mundial de computadores, fazemos votos de que nosso novo site atenda aos interesses dos internautas em sua busca de informações e orientações acerca da vida da Igreja do Brasil. A Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, rogamos abençoar os internautas e todos os que se servem dos meios de comunicação para fazer chegar ao coração da humanidade o bem, a verdade e a paz.
Confira clicando aqui no site da CNBB.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Testemunho e exemplo de esperança para o mundo de hoje

Os anfíbios começam a ser extintos?

O blog "Desafiando a Nomenklatura Científica" está divulgando o resumo de um trabalho (ou estudo)feito por David Wake e Vance Vredenburg, do Museu de Zoologia Vertebrada da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, onde se demonstra que as taxas de extinção de anfíbios subiram a níveis nunca vistos, podendo indicar que começou nova fase de extinção do mesmos. O trabalho será publicado em breve na edição impressa da revista Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas), e destaca que a maior culpa é das mudanças climáticas, do desflorestamento e de uma doença mortal que tem pulado de uma espécie a outra.
Os autores questionam se a Terra estaria no início de sua sexta extinção em massa e apontam que os anfíbios fornecem uma resposta clara. Pelo menos um terço dos mais de 6,3 mil espécies de anfíbios no mundo está ameaçado.
"A mensagem geral a partir dos anfíbios é que podemos ter muito pouco tempo para evitar uma extinção em potencial. A questão é se prestaremos atenção antes que seja tarde demais", disse Vredenburg, que também é professor da Universidade Estadual de San Francisco.
Diversos fatores têm sido apontados como causadores de mudanças profundas nas populações de anfíbios, mas o artigo destaca uma doença infecciosa emergente, a quitridiomicose, como diretamente responsável pelo fim de mais de 200 espécies. Nenhuma outra doença representa uma ameaça tão grande à biodiversidade.
O problema é causado por um fungo aquático de origem desconhecida, o primeiro do tipo a atingir invertebrados e, no caso, apenas anfíbios. Segundo os autores do estudo, entender a ecologia da quitridiomicose ajudará não apenas aos anfíbios, mas também aos humanos, uma vez que ainda não se sabe se o patógeno poderá atingir outras espécies.
Um exemplo de espécie ameaçada é o sapo-de-perna-amarela de Sierra Nevada, que foi identificada com quitridiomicose em 2001. Nos anos seguintes, foram registrados casos de enorme mortandade e de colapso de populações da espécie.
De acordo com os autores, ainda não se sabe como o fungo, que é surpreendentemente virulento, provoca a morte. "É preciso entender o que está matando esses animais. Essa doença é um exemplo notável de um patógeno que pula fronteiras e causa destruição", disse Vredenburg.
O artigo "Are we in the midst of the sixth mass extinction? A view from the world of amphibians", de David Wake e outros, poderá ser lido em breve por assinantes da Pnas em http://www.pnas.org. Tantos problemas afligem a humanidade e ainda tem gente se preocupando com a extinção dos sapos e seus parentes!

Abortistas são também racistas


O Blog “Contra o Aborto”divulga o seguinte texto, comprovando que os abortistas são também racistas e eugenistas. Lembremo-nos que a eugenia (pureza de raça) foi uma filosofia essencialmente nazista.
Aborto e racismo: tudo a ver!
Planned Parenthood é a maior cadeia de clínicas de aborto dos EUA. Sua fundadora, Margaret Sanger, há anos já falecida, foi uma militante feminista e grande incentivadora do controle da natalidade, principalmente entre a população mais humilde.
O que muita gente procura esconder são os motivos que esta feminista de alto calibre utilizava para sua tão nobre causa. A senhora Margaret Sanger era uma entusiasta de teorias eugenistas. A utopia que fazia a alegria da feminista era mais ou menos assim, segundo suas próprias palavras:
"Imaginemos por um momento um mundo sem o peso das classes de pessoas delinqüentes e dependentes, uma população expressiva de homens e mulheres maduros, inteligentes e críticos. No lugar da classe inerte, explorável e mentalmente passiva que agora forma o substrato improdutivo de nossa civilização, tentemos imaginar uma população de indivíduos ativos, resistentes, dinâmicos e socialmente ativos vindos de entre os mais contentes e saudáveis."
É isto mesmo! A senhora Margaret Sanger enxergava um futuro, segundo ela, sem o fardo de tantos que apenas atrapalham os mais fortes no desenvolvimento de seu pleno potencial. Entre o pessoalzinho que ficava no entorno da líder feminista, estava Lothrop Stoddard, um racista de alto calibre, e que também fez parte do conselho da organização criada pela Sra. Sanger. Resumindo, só gente boa.
Mas e hoje em dia? É de se imaginar que a organização fundada pela Sra. Sanger tenha deixado de lado estes traços racistas e eugenistas que faziam a alegria da feminista e seus companheiros. Será mesmo?
Foi exatamente esta pergunta que um grupo de estudantes pró-vida da Califórnia se fez. Para obter uma resposta direta a esta indagação, estes estudantes resolveram utilizar o expediente de ligar para várias unidades da Planned Parenthood em alguns estados norte-americanos dizendo-se interessados em fazer doações com a condição de que este dinheiro fosse utilizado por mulheres negras para o aborto de seus bebês.
Seguindo a linha da feminista fundadora, as funcionárias contactadas não demonstraram qualquer constrangimento em aceitar a doação de uma pessoa que claramente desejava que o dinheiro fosse destinado à diminuição da população negra norte-americana. Elas bem que notaram que estavam dialogando e aceitando o dinheiro de um racista cara-de-pau, mas nem se importaram. Uma das funcionárias disse, literalmente, que "qualquer que seja o motivo, nós aceitaremos o dinheiro".
As transcrições de alguns diálogos destes telefonemas estão traduzidos no próprio blog. Abaixo os links de vídeos do Youtube com os diálogos gravados.
PART I: Planned Parenthood Racism Investigation
PART II: Planned Parenthood Racism Investigation
African-American Pastors Call Planned Parenthood Racist
The Advocate

Vídeo sobre Margaret Sanger e a Ku Klux Klan
Margaret Sanger's Account Of Her Lecture To The Ku Klux Klan
Mais detalhes sobre Margaret Sanger veja o blog do Angueth

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Católicos transformam estátua de ditador em sinos de igreja

Lutsk é uma pequena cidade da Ucrânia com tradição católica, cujas origens remotam à Idade Média. Tornou-se também famosa por causa de uma batalha ocorrida nela entre forças russas e ucranianas durante a Primeira Guerra Mundial, nos dias 4 e 6 de junho de 1916. Segundo informa a agência de notícias Newsru.com, os habitantes desta pequena cidade, situada na região oeste do país, decidiram fundir uma estátua de bronze do ditador Lênin para fazer sinos para as duas catedrais locais. A estátua foi desmontada em 1991, naqueles anos de desmoronamento do império comunista na URSS, e estava guardada num depósito. Uma fundição local, de nome Valinski, irá providenciar a remodelagem e refundição da estátua a fim de que aquele montão de bronze tenha alguma utilidade

Congresso de exorcistas

Será realizado o II Congresso de Exorcistas, Sacercotes e Leigos da Arquidiocese do México, entre os dias 1 e 14 de setembro próximos. Entre os expositores encontra-se o vice-presidente da Associação Internacional de Exorcistas, padre Ernesto Caro, o formador de exorcistas e membro da Associação Internacional de Exorcistas, padre Gabriele Nanni, e o Coordenador de Exorcistas da Arquidiocese de Guadalajara, padre Jesus Ceja. Entre os objetivos do Congresso está o de que os sacerdotes e seus auxiliares aprendam “o exercício do ministério de cura e libertação”, de forma que nas orações litúrgicas para pedir a saúde dos enfermos “se respeite a estrutura própria desses atos litúrgicos e não se misturem as orações chamadas de libertação”, de acordo com a instrução emitida em 14 de setembro de 2000 pelo então cardeal Joseph Ratzinger. Desta forma, “nas orações não litúrgicas, chamadas de cura interior para enfermidades físicas ou mentais de ordem meramente natural não se misturem às orações chamadas de libertação de influências ou infestações demoníacas que são próprias do chamado exorcismo menor”. Finalmente, espera-se que os participantes obtenham os “critérios de discernimento para saber: que orações, a que pessoas e em que casos, simples enfermidade, influência ou infestação demoníaca e obsessão ou possessão demoníaca” devem ser utilizadas. Não faz falta nesse congresso o famoso padre Gabriele Amorth, exorcista oficial de Roma?

Cresce o consumo de drogas

A “Folha de São Paulo” de ontem, dia 17, publica que, segundo pesquisa da ONU, cresceu mais o plantio clandestino de coca na Colômbia do que na Bolívia. A divulgação desses dados parace querer dizer que a política desenvolvida pelo governo da Bolívia é mais eficiente do que o da Colômbia, pois se utiliza de métodos diferentes de combate ao plantio clandestino de coca: enquanto a Colômbia combate a clandestinidade com métodos policialescos e jurídicos, a Bolívia simplesmente procura legalizar os ilegais. É a velha e surrada tese de que a legalização de um vício o torna mais fácil de ser controlado ou até mesmo extinto. O governo colombiano recusou-se, segundo a notícia, a aceitar os métodos de pesquisa da ONU pelo fato de serem parciais, isto é, aquele organismo internacional julga que o correto não é combater o tráfico de drogas com perseguição policial e sim com brandura e legalização das drogas como o faz a Holanda. Neste último país, chega-se ao absurdo de se penalizar o uso do tabaco e de permitir o da maconha. Isto é, se alguém for surpreendido fumando maconha não vai ter nenhuma sanção legal, mas se no cigarro de maconha houver uma mistura de tabaco ele poderá ser preso. No restante da Europa, as notícias sobre o uso de drogas é cada vez mais alarmante. Concomitante com o crescimento desse consumo nota-se que as leis sobre a matéria são cada vez mais brandas e até concessivas. Uma notícia que estarrece: as cédulas de euro que circulam na Espanha são as que contêm doses de cocaína mais altas de toda a Europa. O estudo foi feito por uma equipe do Departamento de Química da Universidade de Valencia e publicada na revista “Trends in Analytical Chemistry”. Aquele estudo detectou que nas cédulas espanholas havia uma concentração de 155 microgramas de cocaína, quantidade superior a cinco vezes a que foi verificada, por exempolo, na Alemanha (de 30 microgramas). Foi observado que no Natal de 2006, numa análises feita em 100 cédulas escolhidas ao acaso, 94 delas estavam impregnadas com restos de cocaína. No entanto, o recorde mundial está nos Estados Unidos da América, onde o índice é de 1.300 microgramas de cocaína nas cédulas de dólares.

O que está por trás da campanha de vacinação contra rubéola? Esterilização em massa?

O Blog de Júlio Severo informa: De 9 de agosto a 12 de setembro de 2008, toda a população de homens e mulheres na faixa etária dos 12 aos 39 anos no Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte será obrigada a ser vacinada. Será a maior vacinação na história do mundo. Qual o motivo de uma vacinação tão grande contra uma doença que não é mortal nem representa risco para a vasta maioria da população do Brasil? O mesmo "blogueiro" publica essa denúncia/suspeita num blog todo em inglês “Las Days Watchman” A denúncia e suspeita foi também divulvada desta forma pelo site "LifeSiteNews",
LifeSiteNews.com, 14 de agosto de 2008 - O início de um programa compulsório de vacinação em massa no Brasil está levantando suspeitas entre ativistas pró-vida internacionais, que notam que o programa é semelhante a outros em anos recentes que incluíam um agente esterilizante oculto nas vacinas.
A campanha, que começou na semana passada pelo Ministro da Saúde pró-aborto do Brasil, José Gomes Temporão, afirma que sua meta é aniquilar a rubéola na
nação sul-americana.
Temporão, que tem gasto energia considerável para legalizar o aborto, afirma que está preocupado com o fato de que 17 crianças brasileiras anualmente sofrem defeitos congênitos da doença, numa nação de mais de 180 milhões de pessoas. A rubéola normalmente é pouco mais do que um incômodo para os que a contraem, com sintomas que desaparecem em questão de dias ou semanas.
Embora o número de crianças afetadas pela Síndrome Congênita da Rubéola (SCR) seja per capita menos do que o número de crianças atingidas na Inglaterra e na Austrália na década de 1990, Temporão está liderando um programa compulsório para vacinar 70 milhões de brasileiros, o que tornaria tal vacinação a maior da história.
Adolfo Castañeda, de Vida Humana Internacional, observa que apenas dois anos atrás, pesquisadores constataram que a vacina da rubéola usada numa campanha semelhante na Argentina estava contaminada com o hormônio Gonadotropina Coriônica Humana (HCG), um hormônio da gravidez que é necessário para que um zigoto que acabou de ser concebido se implante na parede uterina depois da concepção.
Quando recebe o HCG numa vacina, o corpo o percebe como um intruso e cria anticorpos que lutam contra a presença do hormônio no corpo. A reação imunológica do corpo se volta contra a gravidez, provocando abortos quando ocorre a concepção.
"Em 2006, houve na Argentina uma campanha semelhante ao programa atual do Brasil", Castañeda escreveu num recente boletim de VHI. "Constatou-se a presença do HCG em várias amostras da vacina usada contra a rubéola. A suspeita que ocasionou a investigação foi iniciada pelo fato de que havia muito poucos casos da doença na Argentina. Esses casos não mereciam uma campanha de grande escala".
Castañeda também nota que a faixa etária das mulheres alvos da campanha é a mesma ou semelhante a outros programas que, conforme foi comprovado, incluíam agentes esterilizantes nas vacinas.
"A idade das pessoas que serão vacinadas é 12 a 49 anos para as mulheres (idade reprodutiva), e entre 12 e 39 anos para os homens", escreveu ele. "As idades para as mulheres são as mesmas idades para aquelas que receberam as vacinas na Nicarágua, onde incluíam um hormônio que esteriliza a mulher que o recebe, e semelhante à idade daquelas que receberam outro hormônio esterilizante nas Filipinas".
Aliás, conforme observa o governo australiano em sua revista, Communicable Diseases Intelligence, crianças pequenas são o principal condutor da doença. Portanto, programas de elevada eficácia nos EUA e Austrália fazem esse grupo de alvo. Contudo, o governo brasileiro está ignorando as crianças e está fazendo de alvo as mulheres em idade reprodutiva.
O ativista pró-vida brasileiro Julio Severo, que está escondido do governo por sua recusa de participar de programas compulsórios de vacinação, observa que, estranhamente, até mesmo aqueles que já receberam a vacina, ou que já tiveram rubéola (assim garantindo imunidade) serão forçados pelo governo a receber a vacina durante a campanha atual.
"Se o objetivo da campanha é realmente eliminar a rubéola, então por que vacinar quem já foi vacinado?", pergunta ele em seu blog, Last Days Watchman. "Por que obrigar a vacinação de quem já teve a doença? É fato mais que comprovado que a pessoa que já teve rubéola nunca mais a terá."
Severo diz que a campanha está buscando achar pessoas onde quer que se reúnam ou viajem, e não há opção, a não ser receber a vacina. Aliás, ele observa, o governo, num caso amplamente divulgado pela mídia, já tomou medidas criminais contra uma mulher porque seus filhos não receberam algumas das vacinas obrigatórias. Ela perdeu a guarda dos filhos, e os colegas de trabalho dela que sabiam da situação e não a denunciaram foram condenados pela justiça. O caso dela foi mostrado na TV como exemplo para os que poderiam querer resistir à campanha do governo para vaciná-los a força.
Ele também aponta que as mesmas agências internacionais que estão por trás da atual vacinação no Brasil estão envolvidas na pesquisa de vacinas esterilizantes há décadas, e avisa que não dá para se confiar nesses mesmos grupos, que são dedicados ao aborto e controle populacional.
"Nas campanhas de vacinação em massa na Argentina, Nigéria, Filipinas e outros países, o UNICEF mostrou que sabe aliar as piores intenções com as aparências mais angelicais", escreve Severo. "No Brasil, temos o compromisso de Temporão de que a campanha de vacinação em massa é apenas para proteger bebês e ajudar as famílias".

domingo, 17 de agosto de 2008

Guia de blogs católicos, moderno meio de informação

Contando com quase 160 blogs inscritos, os católicos que navegam pela internet podem ter acesso a um canal de informação mais universalizado acessando o blog Guia de Blogs Católicos, cujo link colocamos na coluna ao lado na "Lista atualizada de meus blogs". Em sua mensagem inicial aquele blog pergunta: "Quer saber quais as últimas novidades publicadas nos blogs católicos? Esse é o seu lugar! O Guia de Blogs Católicos é justamente destinado a trazer as mais recentes postagens de todos os blogs católicos de língua portuguesa. Sempre que uma nova matéria for publicada em algum blog, ela será automaticamente atualizada aqui". O Guia está ordenado em ordem alfabética, seguido da mais nova postagem logo após o nome do blog. O intercâmbio entre os blogs católicos é essencial para que nosso apostolado alcance seus objetivos. Acesse o "Guia de Blogs Católicos" e coloque-o em seu computador na lista dos favoritos. Para que o sistema seja mais completo e perfeito precisamos ampliar o guia com a inclusão e todos os sites católicos do Brasil.

Caso IBP não foi falta de recursos, mas por problemas de doutrina

Há poucos dias comentamos neste blog o fechamento do Instituto Bom Pastor em São Paulo, fato que teria sido gerado por falta de recursos (veja aqui). Na realidade, o problema é outro completamente diferente. O IBP não foi fechado por falta de recursos, mas por causa de problemas de disciplina e de doutrina. Vejamos resumidamente o que ocorreu. O IBP é fruto do esfacelamento que está ocorrendo na "Fraternidade Sacerdotal São Pio X" (FSSPX), conforme já divulgamos em postagens anteriores. Em 8 de setembro de 2006, o Cardeal Dario Castillon-Hoyos (que dirige a Constituição “Ecclesia Dei”, destinada a reaproximação dos discípulos de Mons. Lefebvre) aprovou (em nome do Papa) aquela instituição, em período “ad experimentum” de 5 anos, a fim de atender solicitação de 12 sacerdotes e 2 diáconos que estavam abandonando a FSSPX. Segundo o Decreto, esses religiosos são oriundos da arquidiocese de Bordeaux, na França. Foi conferido aos membros desse instituto o direito de celebrar a sagrada liturgia utilizando, como seu rito próprio, os livros litúrgicos em vigor em 1962, a saber: o missal romano, o ritual romano e o pontifical romano para conceder as ordens, e também o direito de recitar o ofício divino segundo o breviário romano editado no mesmo ano. Por último, é nomeado o Reverendo Padre Philippe Laguérie como primeiro superior. Uma agência de notícias informou que o Papa manifestou o interesse em que o IBP estudasse o Concílio Vaticano II à luz da doutrina tradicional da Igreja. Veremos adiante como foi mal entendido esse suposto desejo do Papa. Segundo informe da ACI Prensa (que diz ser apenas cinco e não doze os sacerdotes), o arcebispo de Burdeaux e Presidente da Conferência Episcopal de França, Cardeal Jean-Pierre Ricard, assinalou em um comunicado que a este Instituto pertencem os clérigos que desejam “exercer seu sacerdócio na tradição doutrinal e litúrgica da Santa Igreja Católica Romana”. O Cardeal francês explicou que o Santo Padre “tomou a decisão de erigir este novo Instituto”. Deste modo, continua “se dá a vontade de propor uma experiência de reconciliação e de comunhão que terá que afirmar e aprofundar-se com os fatos”. Os seminaristas, continua a agência, seriam ordenados pelo Cardeal Darío Castrillón Hoyos, Prefeito da Congregação para o Clero e Presidente da Comissão “Ecclesia Dei” criada para facilitar a volta à comunhão eclesiástica plena dos vinculados à Fraternidade fundada por Lefebvre. Depois de fundado, o IBP começou a abrir casas em vários países, sendo instituído uma seção para a América Latina sob a direção do sacerdote chileno Rafael Nava Ortiz. Pretendendo abrir uma casa no Brasil, o padre procura (ou é procurado, não se sabe) um amigo dele, Orlando Fedeli (designado adiante pela sigla OF). E aqui entra o elemento principal de discórdia que provocou o fechamento do IBP no Brasil. Segundo o padre Renato Leite (Vide) o objetivo do Instituto no Brasil seria o de “Preparar os alunos do Professor Orlando para ingressarem no seminário do IBP em Courtalain, França”. E obviamente, essa preparação estaria prioritariamente a cargo do professor que com os amigos, “pagavam todas as contas da casa”, imaginando ter uma espécie de “direito adquirido” para assim proceder no que dizia respeito à formação dos rapazes. A casa seria um instrumento para o professor atingir um dos seus mais ousados objetivos: O ter padres sob o seu comando direto. E, para atingí-lo, seria enviado para Courtalain um número cada vez maior de alunos do professor que, ordenados padres, garantiriam a influência e o controle do Instituto do Bom Pastor pelo professor e seus amigos, recordando que o IBP já nasceu Pontifício ou seja “grande” canonicamente falando, com aprovação direta do Papa e portanto “tentador”.
Tudo indica que os problemas de disciplina interna se acentuaram quando explodiu uma polêmica entre OF e o Prof. Felipe Aquino, aquele afirmando que faz parte das normas do IBP recusar formalmente o último Concílio, enquanto este dizia o contrário. Entrou na liça o padre Rafael Nava Ortiz em defesa das teses de OF. Mas, espera aí? O polêmico OF pretendia que o Vaticano aceitasse que um Instituto erigido em nome do Papa recusasse formalmente o último Concílio? Mas quem é esse tal de OF para querer impor tal pretensão?
Vejamos o “currículo” dele. Trata-se, realmente, de um polemista fracassado. Pertenceu por alguns anos ao antigo grupo do Prof. Plínio Corrêa de Oliveira, mas nunca entrou para a TFP, pois antes desta ser fundada já entrara em rota de colisão com o fundador. O motivo da cisão foi sua visão crítica e mesquinha da piedade cristã. Não se entende como ele ostenta o nome de “Monfort” à sua associação (a qual, a única coisa ativa que possui é um site na internet e nada mais), se sempre foi um crítico sarcástico da Sagrada Escravidão ensinada por São Luís Grignion de Montfort. Para se ter uma idéia da enorme jactância e orgulho de OF basta ver os termos com que se dirige ao Prof. Felipe Aquino. Diz ele textualmente em seu site, recriminando o Prof. Aquino: “Que feio, Professor Felipe Aquino! Que feio o senhor fez! Como o senhor teve a coragem de distorcer de tal modo a realidade?” . Quer dizer, ele se dirige a um homem maduro, intelectual de nomeada, autor de 50 livros, apresentador de um programa na TV Canção Nova, etc., com os termos de um pai que se dirige a um filho malcriado ou desobediente. No entanto, parece que a intervenção do Pe. Rafael Navas tenha sido crucial para o fechamento do IBP, pois veio em defesa de OF o que significaria estar aprovando a tese de que o Instituto recusa formalmente o Concílio. Uma defesa da tese do Prof. Aquino pode ser vista no blog “O Ultramontano , de Rafael Vitola Brodbeck.
O desdobramento desta polêmica pode ser resumida assim: Em 5 de outubro de 2006, o Cardeal Jean-Pierre Ricard, que é o supervisor do IBP junto à Santa Sé através da Comissão Ecclesia Dei, declarou que os padres do IBP devem aceitar “o atual magistério do Papa e dos Bispos”, e que eles devem deixar “clara sua posição de conformidade com o magistério atual que se expressou no Concílio do Vaticano II, bem como os documentos promulgados por ele”. Um mês depois desta entrevista, o Pe. Philipe Laguérie é chamado à Roma para dar explicações sobre suas declarações “dinamitosas” sobre o Concílio do Vaticano II. Fato este que chegou a ser ridicularizado pela FSSPX. Ora, será mesmo que o IBP tem licença para atirar no Vaticano II? Claro que não! Aplicando isso aos padres do IBP, não se pode esperar que estes homens que outrora estavam na FSSPX, de uma hora para a outra, como num passe de mágica, admitam tudo o que a Igreja ensinou e fez depois do Vaticano II. É compreensível que os padres do IBP, tenham muitas reservas quanto ao Concílio. Porém, é significativo que eles não tenham permissão para serem franco-atiradores do Concílio. E é aí que está o detalhe, é aí que está a sutileza de toda questão.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

O direito de nascer não faz parte dos direitos defendidos pela ONU e pela Anistia Internacional

A Anistia Internacional, em seu informe de 2008 denominado “O estado dos direitos humanos no mundo”, rememora 1252 pessoas executadas em 24 países no ano passado, mas ignora completamente os milhões de abortos (calculam em mais de 15 milhões no mundo!) havidos no mesmo período. Cita 13 artigos da famosa “Declaração Universal dos Direitos Humanos” que estão sendo violados e pede dos governos ação concreta para que os mesmos sejam respeitados. Nunca se viu tanta hipocrisia: falam em “dignidade da pessoa humana e respeito à vida”, mas o essencial direito à vida, que é o direito de nascer, não é sequer lembrado. Segundo dados divulgados pela organização americana Abortion Statistics são efetuados anualmente mais de 15 milhões de abortos no mundo. Note-se que nessas estatísticas o quadro referente ao Brasil encontra-se em branco como se aqui a prática do aborto fosse quase igual a zero. Isto significa que a estatística é falha, devendo ser muito maior a quantidade de abortos do que o número divulgado. O próprio fundador da Anistia Internacional, o católico (convertido) inglês Peter Benenson defendia o direito à vista, hoje menosprezado pela Anistia, pois já incluiu o aborto como meta de suas campanhas (quer dizer, estão agora sendo favoráveis a um crime que lesa o mais primordial de todos o direito, que é o direito à vida). O Alto Comissariado das Nações Unidas pelos Direitos Humanos aprovou também a “Declaração dos Direitos da Criança”, conforme resolução 1386, de 20 de novembro de 1959, a qual, em seu quarto artigo declara que deve ser proporcionado às crianças toda atenção pré-natal e cuidados especiais a fim de que lhes seja facultado e protegido o direito de nascer, crescer e desenvolver-se com boa saúde. Bispos do Canadá e da Inglaterra chegaram a protestar contra esta mudança nos rumos da Anistia Internacional, pois muitas vezes autoridades religiosas chegaram a colaborar com aquela organização na suposição de que ajudavam a defender realmnte os direitos humanos. Trabalharam juntos, por exemplo, contra a execução do australiano Van Tuong Nguyen em Singapura, no ano de 2005. A Anistia também lutou pela libertação do sacerdote australiano Brian Gore, preso nas Filipinas em 1983. No entanto, é bom que se note: a maioria das personalidades defendidas pela Anistia eram notórios esquerdistas. Nunca se viu ela fazer uma intensa campanha para defender os povos opressos pelo comunismo, como na China ocorre ainda nos dias atuais. Até há pouco tempo, a AI era neutra na questão do aborto, mas a partir de maio último a coisa começou a mudar. A seção da AI do Canadá, em reunião sobre o assunto, resolveu defender a postura daqueles que dizem que “as mulheres têm o direito a um aborto legal, seguro e acessível se quiserem abortar”. Esta posição foi também assumida pelas seções da Inglaterra e da Nova Zelândia. No México, chegaram a defender “o direito da mulher interromper a gravidez”. Enfim, várias tomadas de atitude em diversos países estão demonstrando que a AI começa a defender claramente o aborto. Daí a razão de ter havido completa omissão sobre os crimes de aborto praticados no mundo em seu relatório anual sobre a situação dos direitos humanos no ano passado.

Cresce também na Espanha a reação contra o aborto

Os abortistas, tão logo aprovam a lei que legaliza o aborto num determinado país, imaginam que a opinião pública fica aquietada e acomodada. O que demonstra quão ilusória é esta maneira de encarar o problema é a reação contra o aborto em escala sempre crescente na Espanha, país que teve lei abortista aprovada recentemente. A cada nova estatística, mesmo dada pelos organismos oficiais do Governo (que no caso da Espanha não é só de esquerda como anticlerical, imoral e contrário aos direitos mais sagrados da pessoa humana como o direito à vida, mais se acentua o repúdio da população ao aborto. A última e mais vibrante campanha feita naquele país foi desencadeada nestes últimos dias pela associação "S.O.S. Família", ocasião em que está sendo distribuído maciçamente um folheto intitulado "Conheça toda a verdade sobre o aborto", no qual,de forma simples e objetiva, se responde às principais questões que levantam este tão grave problema social. Segundo declarações do coordenador da campanha, Francisco González, referida publicação está encontrando um êxito surpreendente entre a população espanhola, pois esgotaram-se rapidamente a segunda edição de 50 mil exemplares do folheto, já estando sendo preparada uma terceira edição. Clique aqui para ver o texto do folheto e outras informações sobre o SOS Familia.

domingo, 10 de agosto de 2008

Aproximam-se os castigos previstos em Fátima? (II)

Dando continuidade à notícia que divulgamos na postagem do último dia 03, abaixo estamos publicando um vídeo da TV colombiana sobre o fenômeno extraordinário ocorrido naquele país, quando,segundo se diz, choveu sangue. Recapitulando: Os moradores de La Sierra, um pequeno povoado de apenas 200 pessoas situado no município colombiano de Bagadó, no departamento de Chocó, afirmaram que caiu no dia 30 de julho último uma "chuva de sangue", segundo destacam fontes da região. "A água caía no teto e, do teto à terra, era sangue e isso me deu muito medo", explicou à Agência Efe Emérito Córdoba, um vigia de 71 anos que presenciou o fenômeno. O vigilante foi à rua para contemplar como a parte alta do povoado, onde "há muitos cemitérios", tinha se transformado em uma enchente de sangue. "Nesse momento, fiquei com medo de sair à rua, porque não queríamos nos sujar de sangue, tudo o que arrastava era sangue", afirmou Córdoba. No entanto, disse que teve coragem de pegar uma amostra do líquido e levá-la à boca. "Vamos coletar um pouco do sangue, porque é a única forma de fazer com que acreditem em nós", afirmou Córdoba e, em seguida, colheu uma mostra do líquido. O padre Jhonny Milton Córdoba, pároco de Bagadó, já tinha sido informado do fato apocalíptico, mas a falta de combustível o impediu de ser aproximar de La Sierra, localizada a meia hora de navegação pelo Rio Andágueda, segundo explicou à imprensa. Agora, segundo o vídeo abaixo os exames de laboratório comprovaram que, realmente, era sangue o material despejado pela chuva. Sobre outro fenômeno, veja que fala a Wikipédia sobre chuva de animais.

sábado, 9 de agosto de 2008

Até onde leva o falso ecumenismo

A notícia está estampada no site espanhol Sector Católico, dando conta de que os Salesianos, a famosa Ordem fundada pelo grande São João Bosco, doou uma casa para ser usada por monges budistas no Sri Lanka que estudam no centro educativo do templo denominado "Sri Priyadharshanaramaya", numa remota aldeia daquele país. A doação foi feita no último dia 27 de julho "como sinal da abertura ao diálogo inter-religioso", conforme informou o superior geral dos salesianos na região, Pe. Anthony Pinto. Segundo o mesmo, "a doação não é pessoal, mas da minha congregação. Estamos celebrando o quinquagésimo aniversário da presença salesiana no Sri Lanka e este é um modo de ampliar nosso amor fraterno para com as outras religiões. Não buscamos a conversão dos budistas e sim que eles possam viver sua vida". Quer dizer, uma ação digna de quem não é missionário, não fazer apostolado, não converter ninguém para a verdadeira religião de Cristo e, pior ainda, incentivar uma religião indigna e cheia de manifestações anticristãs. "Viver sua vida" no budismo significa se manter indefinidamente praticando uma religião voltada para um interior vazio e sem perspectiva do amor a Deus. Falam muito na "meditação" budista, uma forma da alma encontrar-se interiormente com o "nada", o nihilismo, o zero; enquanto que a meditação cristã ensina ao desenvolvimento da mente até Deus. Então agora os padres salesianos do Sri Lanka entregam uma casa para os estudantes budistas "meditarem" no nada enquanto eles ficam em seus conventos assistindo TV? Onde está a verdadeira caridade cristã (um mandamento dado por Cristo) que manda "ensinar o Evangelho a todos os povos?". Enquanto isso, no Brasil o Instuto Bom Pastor é obrigado a suspender suas atividades por falta de recursos, conforme informa o Pe. Rafael Navas Ortiz, superior do IBP para a América Latina. "Por falta de condições mínimas para exercer um apostolado frutuoso, encerram-se as atividades públicas do Instituto em São Paulo, fechando-se assim a casa de formação Nossa Senhora do Bom Conselho", disse ele, completando com um desejo: "De todo coração suplicamos a Deus Nosso Senhor e a sua Santíssima Mãe que logo possam se restabelecer, em melhores condições, as atividades apostólicas encomendadas pelo Santo Padre ao IBP num território tão vasto e prometedor para o futuro da Santa Igreja de Deus".

Profanações ao Santíssimo Sacramento no Equador

A difícil situação política do Equador, governado por um grupo de extrema esquerda radical, agora está ficando mais grave perante diversas profanações que se faz ao Santíssimo Sacramento. Segundo o padre Francisco Sojos Oneto, porta-voz da Arquidiocese de Guayaquil, o Santíssimo Sacramento foi profanado no Equador em três ocasiões. A primeira foi na Igreja da Santíssima Trindade, de Nobol, de onde foram roubadas as hóstias; a segunda foi na capela do Menino Jesus de Praga, na Paróquia de Nossa Senhora de Loreto, onde houve profanação mais grave pois as sagradas espécies foram jogadas no chão e pisoteadas. Os mesmos profanadores entraram na Igreja da Santa Ceia, domingo à noite, realizando também atos profanadores. Concomitante com isto são feitas ameaças de morte a autoridades religiosas, até mesmo ao líder do movimento “pró-vida”, Padre Thomas J. Euteneuer, por combater a legalização do aborto. No próximo domingo, dia 10, será celebrada missa solene na Catedral de Guayaquil em reparação dessas profanações, a ser presidida pelo presidente da Conferência Episcopal do Equador, Mons. Antonio Arregui Yarza. A igreja local fez um comunicado explicando que, quando se faz um sacrilégio, a Igreja inteira é chamada a rezar em conjunto para sanar a ofensa cometida contra Jesus Cristo, isto é, deve-se fazer um ato de reparação ao Seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade, presentes na hóstia consagrada.